7 de abril: Dia Mundial da Saúde – Envelhecimento e saúde

 

 

 

Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2010), no Brasil, pessoas acima de 60 anos representam 12% da população geral. Este mesmo índice era de 8,6% em 2000. O aumento da população idosa é uma realidade no país, devido, principalmente, à melhoria nas condições de vida da população, no que diz respeito ao acesso à saúde e à garantia de direitos.

 

Envelhecer com saúde é um grande desafio para a sociedade. Pensando nisso, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou o tema: “Envelhecimento e saúde: uma boa saúde dá mais vida aos anos”. A OMS chama atenção para a qualidade de vida da pessoa idosa e reconhece que é necessário valorizar o envelhecimento com garantia de produtividade, como recurso para as suas famílias e comunidades.

 

Para envelhecer com saúde, a prevenção é a palavra de ordem. É necessário planejar e colocar em prática atividades que retardam o envelhecimento natural, mesmo antes dessa fase da vida. Alguns fatores como doenças degenerativas, fatores genéticos, estresse, tabagismo, exposição ao sol e sedentarismo aceleram o envelhecimento. Mas é possível retardar o processo, principalmente, quando assumimos práticas saudáveis de vida, como alimentação saudável, prática de atividade física e avaliação periódica da saúde.

 

Ter uma vida saudável, também, inclui adotar práticas voltadas para o bem coletivo, como participar de atividades voluntárias e em grupo, bem como a participação na comunidade. Sentir-se útil é importante para sair da rotina, mexer-se e se sentir bem. Sempre há tempo para mudar o estilo de vida.

 

Anime-se: você só tem a ganhar.