No TJES, uma iniciativa simples está incentivando servidores a doarem sangue.
No dia 14 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data é um momento oportuno para refletir sobre a importância da doação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, de cada cinco pessoas, uma vai precisar da doação de sangue algum dia na vida. E cada pessoa que doa pode ajudar até três pessoas, porque o sangue é fracionado no laboratório em seus componentes: hemácias, plaquetas e plasma.
No Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) uma iniciativa simples está incentivando a doação. Quando algum servidor, magistrado ou familiar precisa de doação, a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde comunica a todo o Poder Judiciário através de um e-mail. Só em 2014 foram 14 solicitações, todas atendidas. De acordo com a Assistente Social Carmen Farias, essa ferramenta, que foi criada no ano passado é um aprimoramento do trabalho da coordenadoria, que já acontece desde 2000 com a divulgação de materiais educativos.
Daniele Lima, analista da 3ª Câmara Cível foi uma das servidoras que se sensibilizou ao receber um e-mail em janeiro deste ano, com o aviso de que um familiar de outro servidor necessitava de sangue. Imediatamente ela atendeu ao chamado: ” Fico honrada em prestar essa solidariedade, porque a gente sabe que um dia pode precisar”.
A ferramenta também ajudou o cunhado da servidora Sonia Mara Sales: “Como a família não é muito grande, eu lembrei desse serviço e acione a Coordenadoria de Serviços Sociais e de Saúde. Passei todas as informações e uma pessoa me ligou, dizendo que estava indo doar”.
Doar é um gesto de solidariedade. É simples e pode ajudar muitas vidas. E não precisa conhecer quem vai receber seu sangue.
Confira a Matéria na TV Justiça ES.
Quem pode doar
Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo.
Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E os homens podem doar quatro vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias e as mulheres podem doar três vezes a cada doze meses, com intervalo mínimo de 90 dias.
O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.
Atualmente, o Estado conta com cinco unidades que compõem a Hemorrede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa): em Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus
Onde doar sangue – Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) – Hemocentro de Linhares – Hemocentro Regional de Colatina – Hemocentro Regional de São Mateus |
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa
Vitória, 13 de junho de 2014
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Taís Valle
Tels.: 3334-2261
tvalle@tjes.jus.br e jcsantos@tjes.jus.br
Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261 / 3334-2262
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br