Alimentação saudável para a saúde do coração

 
Mesmo não sendo um médico é de se concordar, que uma boa saúde cardíaca é fortemente influenciada pelos nossos hábitos alimentares diários. Uma alimentação balanceada e integrada à atividades físicas regulares são fatores aliados do coração saudável. E também é  de se pensar que a alimentação com menor teor de gordura, de sal e açúcar, é decisiva para a prevenção às temidas doenças cardiovasculares.
 
Mas afinal de contas, o que comer ou o que não comer? 
 
Segundo os especialistas, é preciso saber o que faz mal e consumir de forma bastante moderada os alimentos que apresentam mais concentração de gorduras saturadas e trans. Tais substãncias são altamente prejudiciais ao organismo porque aumentam as chances do desenvolvimento da aterosclerose: acúmulo de placas de gordura nas artérias do coração e do cérebro, podendo levar a infartos e derrames. 
 
Abaixo uma lista de alimentos que podem prejudicar o bom funcionamento do seu coração:
 
– Sanduíches de fast-food;
– Frituras preparadas com gordura hidrogenada;
– Azeite de dendê;
– Embutidos;
– Bolos industrializados;
– Biscoitos industrializados;
– Salgadinhos e petiscos industrializados;
– Carnes gordas.
 
Já alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes ajudam a reduzir em até 80% o risco de ter doenças cardíacas. As proteínas vegetais (frutas, cereais e legumes) por exemplo, auxiliam na redução do colesterol. Portanto, conheça os alimentos que são verdadeiros aliados do seu coração:
 
– Peixes;
– Linhaça;
– Frutas;
– verduras;
– legumes; 
– Azeite de oliva extra-virgem;
– Soja;
– Castanhas e Nozes.
 
Só lembrando: além de uma boa alimentação, faça check-ups regularmente e pratique exercícios. Com essas dicas, seu coração tende a ser mais saudável. Felizmente, com mudanças de hábitos simples, é possível dar ao seu coração todos os cuidados que ele merece.
 
Fonte: revistavivasaude.uol.com.br/ e CENTROCOR-Vitória
 
 
 Danilo Ferraz
Estagiário de comunicação – CSPS