Cartilha sobre Lei Maria da Penha será lançada em Seminário nesta sexta (28)

Edu01

Voltada para crianças de 10 a 12 anos, a publicação será inserida inicialmente em comunidades da Grande Vitória.

Edu02Uma cartilha intitulada “Conhecendo a Lei Maria da Penha” será lançada nesta sexta-feira (28), durante o Seminário “A Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: Desafios e Possibilidades”, realizado pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em parceria com o Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário. A publicação é voltada para crianças entre 10 e 12 anos e possui lições e atividades sobre a lei, destinada ao público infantil.

A primeira cartilha será entregue oficialmente pelo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Bizzotto à Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembagadora Ana Maria D. Amarante Brito, de forma simbólica. A implementação deve ocorrer em cursos sobre a violência doméstica, a serem ministrados para crianças, primeiramente na Grande Vitória, depois em todo o Estado, por meio de parcerias.

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) foi criada no dia 7 de agosto de 2006. A cartilha, segundo a desembargadora substituta Herminia Maria Silveira Azoury, coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), tem foco na prevenção. “Queremos quebrar um ciclo, pois crianças que presenciam a violência são as mais propensas a vivenciar esta situação no futuro – eles como agressores e elas como agredidas”, ressalta.

A criança deve ter corrigido um comportamento. A segunda parte da mudança deste processo é que ela possa alertar os pais sobre o comportamento. Mas esse já é um procedimento mais difícil, informa a magistrada. “Se houver mudança na própria criança já é um avanço”.

Folder

Será entregue aos participantes do evento um folder com o título “Crescendo e aprendendo sobre o combate à violência doméstica”, que contém explicações sobre a violência doméstica, de caráter preventivo, direcionado ao público infantil. Este folder será destinado ao trabalho de divulgação da Lei Maria da Penha, a ser realizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Dompestica e Familiar (COMVIDES/TJES) junto à comunidade, em escolas públicas e privadas, bem como através do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha.

Seminário

A palestra de abertura será proferida pela desembargadora, conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Ana Maria D. Amarante Brito. O primeiro debate será sobre o tema “A contribuição do Poder Judiciário e do Ministério Público para a quebra do Ciclo da Violência: dificuldades enfrentadas e inovações”, com a participação da procuradora de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES), Catarina Cecin Gazele, e das juízas Amini Haddad Campos (TJMT) e Ilaceia Novaes (TJES). Na segunda mesa de debates, composta pela historiadora Maria Beatriz Nader, pela psicóloga Mirian Béccheri Cortez e pela assistente social Emily Marques Tenorio, será abordada a “Violência de gênero e Políticas Públicas”.

Durante o evento também haverá o lançamento da Campanha Pró-equidade de Gênero da Associação dos Magistrados Brasileiros, AMB, com a participação da Diretora da Secretaria de Gênero da Associação, juíza Amini Haddad Campos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3334-2709.

Confira a programação

8h – Recepção e Credenciamento dos participantes

9h – Mesa de Abertura e Lançamento da Campanha Pró-equidade de Gênero da AMB – Dra. Amini Haddad Campos (Juíza de Direito do TJMT / Presidente da AMA – Academia Mato-Grossense de Magistrados

10h – Palestra de abertura – Desembargadora Conselheira do CNJ – Ana Maria D. Amarante Brito
Mediadora: Dra. Hermínia Azoury

11h- Debate

11h30 – Intervalo para almoço

13h – Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

13h30 – Mesa-Redonda: “A contribuição do Poder Judiciário e do Ministério Público para a quebra do Ciclo da Violência: dificuldades enfrentadas e inovações” 

Expositoras: Dra. Catarina Cecin Gazele (Procuradora de Justiça/Coordenadora NEVID – MPES)
Dra. Amini Haddad Campos (Juíza de Direito do TJMT / Presidente da AMA – Academia Mato-Grossense de Magistrados)

Coordenadora da mesa: Dra. Ilaceia Novaes 

14h30 – Debate

15h – Intervalo

15h20 – Palestra: “Violência de gênero e Políticas Públicas” 

Expositoras:
Dra. Maria Beatriz Nader (Historiadora – Pós – Doutora pela Universidade Estadual do Norte Fluminense)
Dra. Mirian Béccheri Cortez (Psicóloga – Doutora pela Universidade Federal do Espírito Santo) – Coordenadora de mesa: Emilly Marques Tenorio – Assistente Social representante do Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do TJES

16h40 – Debate

17h – Encerramento

 

Lei Ma Penha Box rev

Vitória, 27 de março de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito
mcbrito@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo