Ao todo, foram atendidas 361 pessoas, que puderam conhecer um pouco mais sobre o uso dos métodos consensuais para resolver os conflitos que estão vivenciando.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Serra, o 11º Cejusc, encerrou o último mês com 85 sessões realizadas, que resultaram em 88,23% de acordos. Ao todo, foram atendidas 361 pessoas, que puderam conhecer um pouco mais sobre o uso dos métodos consensuais para resolver suas questões, com o apoio de mediadores voluntários, que fizeram o curso de mediador judicial.
Para o juiz da 2ª Vara de Família do Juízo da Serra, Fábio Gomes da Gama Júnior, nas demandas de família é muito importante que as partes assumam o protagonismo da situação que estão vivendo, sem precisar que um terceiro decida por eles.
A advogada Renata Gonçalves da Silva também ressaltou que, além dos acordos serem construídos pelas próprias partes, “outro impacto é a celeridade processual, processos que durariam anos podem ser resolvidos em apenas uma audiência, gerando, assim, economia processual para as partes e para o próprio Poder Judiciário”.
No Cejusc da Serra, inicialmente, estavam agendadas 106 sessões de mediação para o mês, entretanto, 07 não foram realizadas devido à ausência das partes. Contudo, em outros 14 casos, pelo menos uma das partes compareceu ao Fórum da Serra e foram acolhidas pela equipe do 11º Centro Judiciário.
O acolhimento é realizado pelo próprio mediador, que explica como funciona a mediação e informa à parte que ela pode solicitar ao juiz uma sessão de mediação em qualquer fase do processo. Dessa forma, a parte toma conhecimento que pode contribuir para encontrar uma solução efetiva para o conflito que está vivenciando.
Os processos que passaram pelas sessões de mediação foram previamente selecionados pelas Varas de Família de Serra, em sua maioria, e pelas Varas Cíveis. Nos casos em que foram homologados acordos, esses processos foram arquivados imediatamente. Já os casos em que as partes não chegaram a um consenso continuam tramitando normalmente.
Vitória, 06 de setembro de 2019
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br