CineMarias seleciona bolsistas para a oficina Escrevivências, baseada nas obras de Conceição Evaristo

O laboratório, que tem apoio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, recebe inscrições até amanhã.

O Projeto CineMarias, que conta com apoio da Coordenadoria de Violência Doméstica e Familiar do TJES, recebe, até amanhã (16), inscrições para o LAB “Escrevivências, memória e narrativas”. A oficina será baseada nas obras de Conceição Evaristo e ministrada pela professora, jornalista e escritora, Rosane Borges. Ao todo, são 20 vagas e as mulheres selecionadas receberão bolsa de R$600.

Podem se inscrever mulheres trans, cis, travesti e pessoas não binárias, preferencialmente, pretas e pardas, que tenham sido vítimas de violência doméstica e familiar, residentes de territórios vulnerabilizados da Região Metropolitana da Grande Vitória ou inscritas no CADúnico. As inscrições e o regulamento estão disponíveis em https://cinemarias.com.br/inscricoes/

Durante o laboratório, que acontece presencialmente na Grande Vitória, de 29 de julho a 2 de agosto, as participantes são orientadas a construir textos a partir de suas vivências, territórios e memórias, promovendo um espaço de empoderamento e transformação social, além de revisitar literaturas negras e feministas, em especial, os livros de Conceição Evaristo, que trazem uma série de questões sobre equidade de raça, de gênero e de alteridade.

O conceito será introduzido por Rosane Borges, jornalista, escritora e doutora em ciências da comunicação com pós-doutorado na área. Também consultora líder em raça e gênero e produtora de inteligência da Rede Globo, coordena a Escola Longa, uma experiência de educação online, voltada para saberes e fazeres das culturas e pensamento negros, além de contribuir com artigos para a Folha de São Paulo. É autora de diversos livros e em sua carreira recebeu prêmios com essa temática.

O LAB ainda conta com uma roda de acolhimento, palestras sobre a Lei Maria da Penha e Diversidade e Equidade de Gênero. Ao final, será produzido um documentário curta-metragem com depoimentos das participantes, que será lançado durante a 3ª Mostra CineMarias, entre 19 e 21 de setembro no Cine Metrópolis (Ufes).

 

O projeto Cinemarias

O projeto Cinemarias, que conta com apoio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do TJES, é uma iniciativa que trabalha ativamente na sensibilização sobre diversas pautas dos Direitos Humanos no país, incluindo o protagonismo feminino, a equidade de gênero e de raça e enfrentamento à violência doméstica.

É inspirado na Lei Maria da Penha, uma das ferramentas mais importantes de combate à violência contra a mulher no Brasil. Durante a programação da Mostra podem ser conferidas ações de conscientização da Lei Maria da Penha e de retificação de nomes.

O projeto é realizado pela Lúdica Audiovisual e Púri Produções, com produção da Odoyá Arte e Cultura e patrocínios da Synergia Socioambiental, da Leroy Merlin e da ES Gás. O apoio cultural é do Instituto Energisa e da Ufes, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura (MinC) e da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult).

 

Vitória, 15 de julho de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle (com informações da Assessoria de Comunicação do CineMarias) |imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo