No Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) nasceu com a missão de promover a saúde do trabalhador.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental pode ser considerada um estado de bem-estar vivido por uma pessoa, que a possibilita desenvolver suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com toda a comunidade. Ainda conforme a entidade, o Brasil atualmente ocupa o primeiro lugar com a população mais depressiva da América Latina, além de ser o País com mais casos de ansiedade no mundo.
Pensando na necessidade de conscientizar cada vez mais a população sobre esse assunto, foi instituído, por meio da Lei 13.061/2014, o Dia Nacional dos Direitos Fundamentais da Pessoa com Transtornos Mentais, lembrado no dia 10 de outubro, em conjunto com o Dia Mundial da Saúde Mental, estabelecido pela Federação Mundial da Saúde Mental.
O intuito da data é conscientizar cada vez mais pessoas sobre as questões relacionadas à saúde mental, promovendo, assim, a compreensão e o apoio a quem enfrenta esses desafios, além disso, tem se tornado um importante meio para incentivar a atenção das pessoas a promoverem ações sobre o cuidado psicológico. A divulgação da data é um instrumento de extrema relevância para esclarecer informações e ajudar a todas as pessoas que estiverem precisando.
E foi com este mesmo propósito, que a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), nasceu com a missão de promover a saúde e contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores do Poder Judiciário capixaba, colaborando para melhor prestação jurisdicional. A equipe é composta por assistentes sociais, enfermeira e psicólogos, que trabalham todos os dias ajudando quem estiver precisando de atendimento.
De modo multidisciplinar, a CSPS promove ações periódicas que visão inteiramente a saúde, como feiras e campanhas, além de projetos, como o “Ofi-Cine”, que a partir de conteúdo audiovisual proporciona debates e reflexões sobre diversos assuntos relacionados ao mundo do trabalho. E o “Roda de Conversa”, que disponibiliza um lugar acolhedor de diálogo onde colaboradores e seus familiares trocam experiências e refletem acerca de temas relevantes que afetam suas condições de vida e trabalho.
“Nesse sentido, a CSPS atua como um setor que acolhe o trabalhador, um setor em que o trabalhador possa se sentir acolhido em sua demanda de saúde, de forma a contribuir para que possam sair do isolamento adoecedor de certas conformações do trabalho e construir juntos estratégias de enfrentamento às dificuldades apresentadas”, destaca Ricardo Miguel, psicólogo do TJES.
Vitória, 10 de outubro de 2024
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Monique Ferreira | imprensa@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES