Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: entenda a história por trás da data

Nem sempre uma pessoa que está enfrentando problemas psicológicos deixará isso evidente. Se precisar, peça ajuda.

O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio é lembrado nesta terça-feira (10). A data, instituída em 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reforça a importância de cuidarmos da nossa saúde mental e da prevenção ao suicídio.

A origem do Setembro Amarelo teve início com a história de Mike Emme, jovem estadunidense que cometeu suicídio em 1994. Conhecido por suas habilidades mecânicas e por gostar de ajudar os vizinhos, Mike resgatou e reformou um Ford Mustang 1968 e o pintou de amarelo. Após sua partida, os amigos e familiares do jovem fundaram o programa Yellow Ribbon (Fita Amarela).

Mike era considerado um adolescente amoroso, prestativo e engraçado, por conta disso, seu suicídio surpreendeu a todos. Isso reforça, ainda mais, a necessidade de estarmos atentos aos sinais das pessoas ao nosso redor. Nem sempre uma pessoa que está enfrentando problemas psicológicos deixará isso evidente.

De acordo com o Ministério da Saúde, 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, sendo em primeiro lugar a depressão. Alguns dos principais sinais de depressão são: desinteresse, apatia, choro frequente, baixa autoestima, entre outros.

Comportamentos irresponsáveis, sem medir riscos e consequências, como direção imprudente, também são alguns dos sinais de comportamentos suicidas. Além deles, também é necessário estar atento às alterações extremas de humor, excesso de raiva, irritabilidade, sentimentos intensos de culpa, mudança na rotina, abandonar atividades que geram prazer, entre outros.

Diálogos salvam vidas.

Peça ajuda.

Centro de Valorização à vida (CVV):

☎️188

📩apoioemocional@cvv.org.br

Chat: atendimento virtual: https://cvv.org.br/chat/ 

 

 

Vitória, 10 de setembro de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Robertha Araújo | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES