Escola da Magistratura abre inscrição para o curso Libras – Nível 1: Básico

Pessoa utilizando linguagem de sinais.

As vagas são destinadas a todos os integrantes do PJES.

Já estão abertas as inscrições para o curso Libras – Nível 1: Básico, promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Espírito Sando (Emes), as aulas acontecerão nos dias 11, 13, 18 e 20 de março pela manhã das 8h às 11h, já nos dias 25 e 27 será das 8h às 12h, no espaço da Sala 2 na própria Emes.

O curso é destinado para os integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) que desejam participar e tem como objetivo maior, abordar as principais questões a respeito da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em diálogo com o ambiente judicial, possuindo enfoque em situações reais de interação, a fim de proporcionar o estabelecimento de uma comunicação básica, apta a realizar acolhimento institucional como forma de inclusão social.

A tradutora e intérprete de Libras do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Fernanda dos Santos Nogueira que atua no campus de Vitória, e, o tradutor e intérprete de Libras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Cesar Cunha, atuante no Setor de Tradução e Interpretação em Libras do Centro de Ciências Humanas e Naturais, serão os responsáveis por ministrar às aulas de ensinamento.

De caráter teórico-prático, durante o curso, serão abordados pelos palestrantes, alguns temas importantes, o primeiro assunto será; Mito, concepção e definições da Língua Brasileira de Sinais, logo depois, será tratada a Introdução ao mundo visoespacial dos indivíduos surdos, e, por último, falar em Libras.

As vagas são limitadas, sendo assim, serão distribuídas de acordo com a capacidade do espaço e das especificidades da metodologia adotada. Interessados em participar, devem se inscrever pelo formulário eletrônico:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAhH18o2xBRD6zyiRMaX1jQn5G3G8P6aJiOzpKRiGGXE0OOQ/viewform.

Mais informações sobre a programação da Emes em tjes.jus.br/emes.

A ação atende a preceitos da Resolução TJES 12/2021, que define o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período de 2021 a 2026, a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Macrodesafio CNJ AC 10 (aperfeiçoamento da gestão de pessoas) e Objetivo Estratégico TJES AC 10.01 (consolidar a valorização de magistradas, magistrados, servidoras e servidores).

Vitória, 23 de fevereiro de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Monique Ferreira | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

foto: Freepik