Famílias participam de oficina de pais e filhos em Cariacica

O objetivo da oficina é auxiliar pais e filhos a lidarem com as consequências do divórcio e dos conflitos familiares.

A equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Cariacica, 7º Cejusc, realizou na última semana, uma Oficina de Pais e Filhos, com o objetivo de auxiliar 16 famílias a enfrentarem as consequências do divórcio e dos conflitos familiares, reduzindo traumas decorrentes das mudanças nas relações. Todas as famílias foram selecionadas pelas Varas de Família do Fórum de Cariacica/ES.

A oficina teve duração de 4 horas e os participantes foram recebidos em um espaço especialmente preparado para receber os grupos de pais, crianças e adolescentes, conforme o modelo proposto pela juíza Vanessa Aufiero, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Desta forma, as crianças puderam ter contato com esta nova fase de suas vidas através de vivências lúdicas, pinturas e desenhos, se expressando livremente. Os adolescentes também participaram ativamente das vivências propostas, identificando pontos importantes para contribuírem neste novo momento de sua família.

Segundo a equipe do 7º Cejusc, pelo relato dos participantes, foi possível constatar que a oficina foi um sucesso absoluto: “Os pais e os filhos adoraram, ficaram emocionados e sentiram-se muito tocados. Todos responderam, na ficha de avaliação, que a oficina causou um grande impacto às suas vidas e que, doravante, eles refletirão melhor sobre as relações parentais”.

A oficina de parentalidade, como também é conhecida, foi conduzida pelas facilitadoras Marcia Cristina de Godoys Monteiro, Marília Santos Neves Andrade e Priscilla Toscano Luppi. O encontro também contou com a colaboração dos voluntários Carlos Alberto Cacciari Nogueira, Fábio Risso Errera, Jaklane de Souza Almeida, Maria Dilce Lugon Graciosa, Maria Nerli Zanellato Coelho, Nathália Rodrigues Caetano Pereira, Patricia Rozindo Rocha Wandekoken, Renata Santiago Lima, Tauger Pereira Lacerda e Victória Favero Garcia.

Esta foi a segunda edição da Oficina de Pais e Filhos desenvolvida pelo 7º Cejusc. A primeira oficina aconteceu em julho deste ano e atendeu 10 famílias.

Dia do Mediador

Na última segunda-feira (23/09), Dia do Mediador, a equipe do 7º Cejusc também realizou uma ação de sensibilização e disseminação das práticas de conciliação, mediação e da Oficina de Pais e Filhos. O grupo percorreu todos os andares do Fórum de Cariacica, fomentando a utilização do trabalho realizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e a cultura de paz para todos os usuários, magistrados, servidores e funcionários da unidade judiciária.

Vitória, 24 de setembro de 2019

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva com informações do 7º Cejusc| elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo