Executivo propõe parceria para evitar deslocamento desnecessário de presos das unidades prisionais para as unidades judiciárias.
O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, recebeu, nesta sexta-feira (09/08), uma equipe de tecnologia do governo do Estado, que apresentou um projeto que tem como objetivo estabelecer uma parceria do Executivo com o Judiciário, para a modernização e ampliação das audiências por teleconferência, já realizadas em algumas unidades do Poder Judiciário, com a utilização de um sistema que permite o armazenamento dessas gravações.
O objetivo é evitar o deslocamento desnecessário de presos das unidades prisionais para as unidades judiciárias.
O projeto foi apresentado pelo subsecretário da secretaria de governo e coordenador geral de tecnologia do Estado, Victor Murad, e pelo gerente de tecnologia da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Jocymar Lyra.
Segundo a exposição, os gastos maiores ficariam a cargo do governo do Estado, ficando o TJES responsável pela compra dos equipamentos que serão instalados nas unidades judiciárias.
Participaram da reunião o desembargador Fernando Zardini Antonio, Supervisor das Varas Criminais, Execuções Penais e Violência Doméstica do Estado, a juíza de direito Gisele de Oliveira, coordenadora das Varas Criminais, o juiz André Guasti, o juiz Sérgio Ricardo de Souza, os juízes auxiliares especiais da presidência Fábio Brasil Nery e Paulo César de Carvalho, o chefe de gabinete da presidência José de Magalhães Neto e o Secretário da Secretaria de Tecnologia da Informação, Carlos Vinícius de Arimatea.
O presidente do TJES agradeceu a apresentação e destacou que será verificada a viabilidade de concretização da parceria, mas que a presidência fará todos os esforços nesse sentido. “Agradeço a exposição feita, pela qual percebo que os benefícios serão imensos”, ressaltou o desembargador Sérgio Gama.
O desembargador Fernando Zardini destacou a importância do projeto para as varas criminais: “A gravação dessas audiências é uma das demandas mais urgentes que temos hoje. Esse sistema é exatamente o que estamos precisando nesse momento.”, ressaltou o magistrado, lembrando que algumas providências devem ser tomadas para que a sua utilização seja realmente bem-sucedida.
O presidente do TJES afirmou que pretende realizar, em breve, uma nova reunião com o governo do Estado para tratar do assunto.
Vitória, 09 de agosto de 2018.
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira| mpferreira@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br