Depois de um dia enfrentando pressão na família, no trabalho, no trânsito, é comum sentir alguns efeitos no corpo. Dores no estômago, na cabeça, nas costas, além de problemas respiratórios, cardíacos, estresse e depressão podem ter ligação direta com fatores emocionais. Essas dores físicas desencadeadas por distúrbios emocionais são chamadas psicossomáticas e têm tratamento.
Pensando neste cenário cada vez mais comum na sociedade, a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde – CSPS/PJ, em parceria com o Programa Viver Unimed, traz à Vila Velha, o Grupo de Monitoramento da saúde Corpo e Mente. Serão três encontros neste mês de julho, em duas sexta-feiras (18 e 25) e uma quinta (31), no Sala da Biblioteca do Fórum de Vila Velha. O evento visa a oferecer, junto aos magistrados e servidores, um maior conhecimento corporal, domínio sobre as emoções, entre outros assuntos.
Dentro do Programa serão realizadas discussões, dinâmicas de grupos e reflexões sobre o tema com a participação de uma psicóloga e atividades mais específicas com a ajuda de uma fisioterapeuta (que irá ensinar aos participantes, exercícios de relaxamento, posturais e de auto percepção corporais), sempre destinadas para um melhor conhecimento do nosso corpo e e de nossa mente.
Como participar?
As vagas são limitadas e as inscrições estarão abertas até o dia 17 de julho. Para mais informações, os telefones 3334-2089 e 3334-2138 (falar com Priscila, Sylvia Maria ou Evellyn), das 12h às 18h ou através do Email
csps@tjes.jus.br. Haverá emissão de certificados,somente para quem participar de todos os encontros. O grupo Corpo e Mente é uma grande oportunidade para compreendermos mais o impacto das emoções em nossa saúde e bem-estar, sempre em busca de uma melhor qualidade de vida.
Fonte:viverunimed
Danilo Ferraz
Estagiário de comunicação – CSPS