Lideranças do Judiciário Brasileiro discutem metas para o próximo biênio no Encontro Nacional do Poder Judiciário

Presidente do TJES participa do segundo dia do evento acompanhado dos juízes Fábio Brasil e Paula Ambrozim.

No segundo e último dia do Encontro Nacional do Poder Judiciário, que acontece nesta segunda e terça-feira (03 e 04/12) em Foz do Iguaçu-PR, os representantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM) reforçaram o compromisso do Judiciário com as metas.

O painel Estratégia Nacional – Panorama dos Tribunais Superiores (Perspectivas de projetos e ações para o biênio 2019-2020) contou ainda com a participação do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli.

O conselheiro e ministro do TST, Aloysio Correa da Veiga, falou sobre o compromisso da corte com a melhoria da prestação jurisdicional e o cumprimento das metas estabelecidas pelo CNJ. O uso de ferramentas como o gabinete eletrônico, o plenário virtual, o teletrabalho e a capacitação contínua dos servidores foram citadas pelo ministro como ações adotadas para o cumprimento desses objetivos.

O evento, que ocorre em Foz do Iguaçu/PR, reúne a alta cúpula dos 91 tribunais brasileiros para, sob a coordenação do CNJ, aprovar as Metas Nacionais do Judiciário, e específicas de cada ramo de Justiça, para 2019.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama participa do evento, acompanhado do juiz assessor especial da Presidência, Fábio Brasil Nery, da juíza gestora da Meta 4, Paula Ambrozim de Araújo Mazzei, uma das gestoras da meta 4 no TJES; e da assessora de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica do TJES, Rita de Cássia Barcellos Almeida.

No primeiro dia do evento, durante a conferência de abertura, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, destacou que o encontro é uma oportunidade para discutir os desafios e o aperfeiçoamento do Poder Judiciário.

“Nós estamos aqui reunidos mais uma vez não só para debater as metas para os próximos dois anos (2019-2010), mas também para discutir melhorias para o sistema de Justiça. A sociedade espera muito do Poder Judiciário e tenho certeza de que, nestes dois dias, iremos avançar muito em busca de um futuro melhor”, ressaltou o ministro.

Na manhã desta terça-feira (04/12) aconteceram, ainda, os Painéis temáticos simultâneos: A desburocratização no Poder Judiciário, Formação de servidores do Poder Judiciário, Mecanismos de conciliação em ações de massa, Centros de Inteligência do Poder Judiciário e o Judiciário e o sistema prisional.

Durante a tarde, além do Painel – Uso da Inteligência artificial nos processos judiciais, foram realizadas Reuniões Setoriais para debater as Metas para 2019, anunciadas na Plenária Final, pelo conselheiro Fernando Mattos, presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do Conselho Nacional de Justiça.

O encerramento do XII Encontro Nacional do Judiciário foi feito pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli e pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins.

Vitória, 04 de dezembro de 2018.

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira| mpferreira@tjes.jus.br (com informações do CNJ)

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo