Núcleo de Cooperação Judiciária do TJES define estratégias e boas práticas tecnológicas de IA em congresso no RS

Membros do judiciário capixaba posam para foto.

O Nucoop uniu-se a magistrados e especialistas do Brasil para avançar em melhorias práticas e soluções inovadoras para o judiciário capixaba.

Novas estratégias e boas práticas tecnológicas para o fortalecimento da cooperação judiciária fizeram parte das principais pautas do II Congresso Gaúcho de Cooperação Judiciária, realizado no Palácio da Justiça, em Porto Alegre (RS) nos dias 21 e 22/11. O Tribunal de Justiça do ES (TJES) foi representado no evento pelos integrantes do Núcleo de Cooperação Judiciária (Nucoop) que uniu-se a magistrados e especialistas de diversas regiões do Brasil.

Com uma programação abrangente, o congresso abordou temas como avanços tecnológicos no processo eletrônico, inteligência artificial aplicada ao judiciário, e boas práticas colaborativas no âmbito das execuções fiscais. Destacaram-se painéis como “Sistemas Inteligentes e Processo Eletrônico: Avanços e Desafios da Cooperação” e “A Cooperação Judiciária em Matéria Processual”. O evento contou também com a presença de autoridades como o Ministro Luiz Edson Fachin, Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal, que proferiu palestra sobre a importância da cooperação judiciária no contexto atual.

O TJES foi representado pela Juíza de Cooperação, Dra. Brunella Faustini Baglioli, e pelo servidor Guilherme de Lima Vargas, membros do Nucoop-TJES. Além disso, integraram a delegação capixaba os magistrados Carlos Magno Moulin Lima, Maria Jovita Ferreira Reisen e José Flávio D’Angelo Alcuri, vinculados ao Núcleo de Juízes responsável pela gestão de casos que envolvem a guarda e a regulamentação de visitas de crianças e adolescentes, em conformidade com a Convenção de Haia.

A participação dos representantes do TJES reforça o compromisso da instituição com o aprimoramento das práticas cooperativas no sistema de justiça, contribuindo para a troca de experiências e a construção de soluções inovadoras para desafios comuns entre os tribunais brasileiros.

“O evento proporcionou reflexões profundas sobre o papel da cooperação judiciária em tempos de crise, especialmente ao abordar a atuação integrada do Judiciário em tempos de crise, como demonstrado pela recente calamidade pública no Rio Grande do Sul. Os relatos quanto ao enfrentamento das enchentes em maio deste ano ressaltaram a importância de ações coordenadas para oferecer uma resposta ágil e eficaz à sociedade. A troca de experiências revelou como a cooperação entre tribunais, inclusive com o apoio de outras regiões, permite superar desafios inéditos, preservando o acesso à Justiça mesmo em cenários adversos. Essa vivência reforça nosso compromisso no Nucoop-TJES de implementar estratégias colaborativas e inovadoras, essenciais para enfrentar crises e assegurar que o Judiciário atue como um agente de solidariedade e eficiência”, afirma Guilherme de Lima Vargas – servidor membro do Nucoop-TJES.

“A lição que se extrai desse congresso é a premente necessidade de eliminar burocracias para que soluções inteligentes sejam incorporadas às instituições e o Nucoop-TJES está pronto para essa nova realidade. A participação do Nucoop-TJES no evento realizado pelo TJRS é de suma importância para a interação com outros Tribunais do país, favorecendo o intercâmbio de informações e o estreitamento de laços indispensáveis à otimização e eficiência da prestação jurisdicional. Tivemos a oportunidade de conhecer a experiência do Rio Grande do Sul na área de cooperação para o enfrentamento da tragédia climática que assolou o estado. Além disso, apresentamos a 1ª Edição da Cartilha do Nucoop-TJES aos demais representantes de outros Tribunais presentes no evento, demonstrando que este Núcleo está organizado para receber demandas de outras instituições e do seu público interno”, declara a Dra. Brunella Faustini Baglioli – Juíza de Cooperação do Nucoop-TJES.

 

Vitória, 25 de novembro de 2024

Texto: Nucoop
cooperacaojudiciaria@tjes.jus.br

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES

Pular para o conteúdo