O evento ocorreu na Corregedoria Geral da Justiça do Espírito Santo e promoveu o desenvolvimento de práticas de cuidado com crianças e adolescentes que podem ser usadas sem violência.
A Corregedoria Geral da Justiça do Espírito Santo (CGJ-ES), foi sede do treinamento do método científico para “Promoção da Parentalidade Positiva”, o evento ocorreu no período da tarde e reuniu psicólogas e assistentes sociais do Poder Judiciário.
Para lecionar sobre o tema a convidada foi Fabiana Pinheiro, doutora, professora no departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e que também coordena o projeto de extensão “Promoção da Parentalidade Positiva”. Além da palestra educativa, o acontecimento também contou com exercícios didáticos e momentos de interações entre os participantes.
O tema abordado é de grande importância e uma oportunidade de aprender em prol do desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. Usar a violência na criação foi uma conduta disseminada na sociedade como uma forma legítima de se educar, por isso, a parentalidade positiva trabalha junto com a família ou cuidador, desenvolvendo atitudes com práticas de cuidado que podem ser realizadas sem uso da violência, de modo a ouvir, respeitar e promover o devido desenvolvimento.
De acordo com a palestrante, a capacitação dessa intervenção para colaboradores do Poder Judiciário é muito importante, pois eles acompanham ali, no dia a dia, famílias em contexto de vulnerabilidade e de violência contra crianças. Sendo assim, eles podem ter essa ferramenta e essa metodologia para fazer as intervenções com as famílias que acompanham.
“Acho que o Tribunal de Justiça tem uma importância muito grande, porque o sistema de justiça é uma política pública e muitas vezes essa família chega por uma situação de violação dos direitos. Então, também é função dessa política promover a mudança dessas concepções, dessas práticas”, destacou.
Monique Garcia que atua como psicóloga da 1° Vara de violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória, foi uma das participantes do treinamento. Para ela, “o evento traz um tema que é importante em vários aspectos, nos pessoais porque pensar parentalidade positiva é pra todos, não só quem é mãe, pai, mas pra todos aqueles que fazem parte dos cuidados com as crianças e os adolescentes. E também na prática profissiional, destacou. Ela também expressa que se informar e debater sobre o tema é muito rico para orientar e dar suporte as pessoas que atende diariamente.
Vitória, 17 de julho de 2023
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Monique Ferreira | mofoliveira@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br