Presidente do TJES participa da posse da nova mesa diretora do Superior Tribunal de Justiça

Ministro Humberto Martins  assumiu a presidência e o Ministro Jorge Mussi a vice-presidência do STJ, em solenidade transmitida ao vivo.

​O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, participou, nesta quinta-feira (27/08), da sessão solene de posse do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Humberto Martins.

O evento de posse foi transmitido ao vivo pelo canal do STJ noYoutube. Em razão das medidas de segurança adotadas por causa da pandemia da Covid-19, a cerimônia não foi aberta ao público; contando apenas com a mesa de autoridades no local.

O presidente do TJES participou do evento de posse, realizado na plataforma zoom, por meio de um link encaminhado pelo STJ, juntamente com o convite e instruções para participação na sessão solene.

​O ministro Humberto Martins também tomou posse, na mesma solenidade, como presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF). Ao lado do ministro Jorge Mussi, que assumiu como vice-presidente, Humberto Martins presidirá as duas instituições no biênio 2020-2022.

A solenidade teve a participação do presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão, dos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; do Senado, Davi Alcolumbre; da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; e da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. Outros ministros do STJ e do STF participaram por videoconferência.

Ele​ição

Humberto Martins, que exercia o cargo de corregedor nacional de Justiça, tomou posse como o 19º presidente do STJ. Ele e o ministro Jorge Mussi foram eleitos no dia 5 de maio, em sessão por videoconferência.

Na mesma sessão, o Pleno escolheu a ministra Maria Thereza de Assis Moura para ser a nova corregedora nacional de Justiça.

Juiz capixaba integra equipe do novo Presidente

O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Vitória, Sérgio Ricardo de Souza, foi convidado para ser juiz auxiliar e vai atuar diretamente com o presidente do STJ, Ministro Humberto Martins, durante a sua gestão.

O ofício que formalizou a indicação foi aprovado na sessão do Tribunal Pleno do TJE, no dia 13/08 .

O magistrado já atuou como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e como juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça.

Vitória, 27 de agosto de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo