Presidente do TJES visita obras do futuro Centro Avançado dos Juizados da Infância e da Juventude de Vitória e do futuro Fórum Cível da Serra

Desembargador Annibal de Rezende Lima percorreu as obras para acompanhar o seu desenvolvimento.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Desembargador Annibal de Rezende Lima, visitou, na última segunda-feira (25/09), mais uma vez, as obras de implantação do futuro Centro Avançado dos Juizados da Infância e da Juventude de Vitória e do futuro Fórum Cível da Serra.

Durante as visitas, o Desembargador Annibal de Rezende Lima percorreu todas as obras, tomando conhecimento do seu desenvolvimento e acompanhando o respectivo cronograma.

Na visita ao futuro Fórum Cível da Serra, o Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) estava acompanhado dos Juízes Ezequiel Turíbio, Presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (AMAGES); Alexandre Farina, Juiz-Diretor do Foro da Serra; Anselmo Laranja e Fábio Brasil Nery, Juízes Assessores Especiais da Presidência; e do Dr. Carlos Augusto Lorenzoni, Secretário Municipal de Serviços do Município da Serra.

O prédio do futuro Fórum Cível da Serra possui uma área de mais de 6.570 m², é de fácil acesso, pois fica próximo do Terminal de Ônibus de Carapina, e receberá 18 Varas, entre elas todas as Varas Cíveis do Juízo da Serra, as Varas da Fazenda Pública Municipal e Estadual, uma Vara de Órfãos e Sucessões, quatro Varas de Família, quatro Juizados Especiais Cíveis, uma Vara da Infância e da Juventude e a Central Multidisciplinar.

Com a transferência das Unidades Judiciárias para o novo prédio, o atual Fórum, localizado em Serra-sede, passará por uma reforma e vai abrigar somente as Varas Criminais e os Juizados Especiais Criminais e de Fazenda Pública.

De acordo com o Desembargador Annibal de Rezende Lima, tanto o Centro Avançado dos Juizados da Infância e da Juventude de Vitória quanto o Fórum Cível da Serra deverão ser inaugurados ainda este ano.

Já o Centro Avançado dos Juizados da Infância e da Juventude de Vitória funcionará num local adaptado para que os trabalhos sejam implantados de acordo com as exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o funcionamento de Unidades Judiciárias especializadas em Infância e Juventude.

Com uma área de 2.378 m2, o novo prédio abrigará Gabinetes e Cartórios das três Varas da Infância e da Juventude da Capital. Além dessas Varas, haverá um espaço destinado à Justiça Restaurativa, ao projeto “Meu Pai é Legal” e ao projeto “Depoimento Especial” ou “Depoimento sem Dano”. Esses projetos, atualmente funcionam na Coordenadoria da Infância e da Juventude, no prédio do TJES, sem vínculo com qualquer uma das Varas da Infância e da Juventude.

O novo prédio contará, ainda, com um auditório para palestras com capacidade para 70 pessoas. O 3º Juizado Especial Criminal de Vitória, que hoje funciona no CIC, também será transferido para o local. O 3º JECRIM vai funcionar em ala separada dos trabalhos da Infância e da Juventude para que crianças e adolescentes não tenham contato com o Juizado Criminal.

A Coordenadoria das Varas da Infância e da Juventude continuará funcionando no TJES, mas o atendimento será realizado nesse prédio novo, que contará, ainda, com salas de reuniões.

O Presidente da AMAGES, Juiz de Direito Ezequiel Turíbio, que participou das duas visitas realizadas pelo Presidente do TJES, nesta segunda-feira (25/9), elogiou os novos espaços: “As instalações estão ótimas. Os jurisdicionados, os Juízes e os Servidores terão um ambiente de trabalho saudável, que proporcionará conforto e dignidade e uma melhora significativa nas condições de trabalho e atendimento. Acredito que todos ficarão extremamente satisfeitos. Esse era uma anseio antigo de todos os segmentos do Poder Judiciário”, destacou o magistrado.

Vitória, 26 de setembro de 2017.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo