Produção de Brinquedos e Roupas nas Penitenciárias Estaduais I e V beneficia crianças e adolescentes de Vila Velha

As roupas e os brinquedos foram produzidos pelos internos e serão doados para abrigos do Município

Nesta terça-feira (24), o coordenador das Varas Criminais e de Execuções Penais, juiz José Augusto Farias de Souza, juntamente ao juiz Daniel Peçanha, realizou a entrega de brinquedos feitos por internos da PEVV V (Penitenciária Estadual de Vila Velha V) e roupas feitas na PEVV I (Penitenciária Estadual de Vila Velha I), para o juiz da 1ª Vara da Infância de Vila Velha, Eliezer Mattos Scherrer Junior, que destinará a doação para abrigos de crianças e adolescentes no Município.

Segundo o coordenador, as doações ocorreram durante a visita de inspeção ao Complexo Penitenciário de Xuri. “Pudemos visitar as cozinhas, os locais de trabalho, as salas de aula, acompanhamos o culto religioso que estava ocorrendo com os detentos. Verificamos, também, as diversas fábricas do Complexo, de móveis, de pães, de calçados, e a nova barbearia que foi implementada”, afirma o juiz José Augusto Farias de Souza.

Ademais, a visita se estendeu para sala de tapeçaria, tricô, tapetes, pano de pratos. Nesta sala, foram confeccionadas, com retalhos, as roupas destinadas à doação para abrigos infantis. Além das roupas, brinquedos também foram produzidos e doados pelos detentos. “Visitamos as salas de aula, observamos que alguns complexos prisionais têm cerca de 400 alunos por turno”, conta o magistrado.

De acordo com o Núcleo de Estudos de Violência da USP, 46% dos egressos retornam para as prisões após reincidir em delitos. Dessa forma, o investimento em fábricas de produção e aulas educacionais são de extrema importância para assegurar a qualificação profissional desses cidadãos para quando retornarem à sociedade.

Vitória, 27 de setembro de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Robertha Araújo | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES