A lista dos 124 trabalhos semifinalistas do Ciclo 2014 foi divulgada pelos organizadores do prêmio nesta sexta-feira, 14.
Dois projetos do Poder Judiciário do Espírito Santo, o Sistema de Informação e Gerência da Adoção (SIGA) e o Botão do Pânico, estão entre os semifinalistas do Ciclo 2014 do Prêmio Inoves. A lista com os 124 projetos que seguem na disputa pela premiação foi divulgada nesta sexta-feira (14). Ao todo, 260 trabalhos foram inscritos.
O Sistema de Informação e Gerência da Adoção (SIGA) foi criado em 2008 e ganhou nova versão em 2013. O mecanismo permite o gerenciamento de todo o acolhimento e de toda a adoção no Estado, assim como informações sobre todos os pretendentes habilitados para adoção e todas as instituições de acolhimento no Espírito Santo. Os dados do programa também são disponibilizados para o Ministério Público Estadual (MPES) e alimentam o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A gestão do sistema é de responsabilidade da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-ES), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), e recebe o apoio técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). De acordo com o servidor Helerson Elias Silva, que juntamente com Maria Inês Valinho de Moraes e Ricardo Guidoni Nascimento compõe a equipe do projeto, “o sistema é de grande relevância social, pois permite maior celeridade para as adoções no Estado”.
Outro projeto do Judiciário Estadual semifinalista no Prêmio Inoves é o Botão do Pânico, que foi inscrito pela magistrada Hermínia Maria Silveira Azoury e pelos servidores Ilka Oliveira Bonjardim e Paulo César Libarde da Penha.
O Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP) foi lançado em 2013, pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva e a Prefeitura de Vitória, para fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas na Capital.
O aparelho funciona por GPS. Quando a mulher ameaçada aciona o botão, as coordenadas geográficas são transmitidas a uma central de monitoramento da guarda municipal que, imediatamente, envia uma viatura da patrulha Maria da Penha ao local. O áudio fica gravado e pode servir como meio de prova para o juiz.
O processo de avaliação continua com a etapa de visita aos projetos até o dia 21 de novembro. Na última fase, os projetos classificados serão indicados para reconhecimento e premiação. Serão três projetos finalistas e um vencedor por categoria, que serão conhecidos na cerimônia para entrega do prêmio. Os vencedores receberão o troféu Inoves, certificado e kit de equipamentos de informática no valor máximo de R$ 20 mil, além de divulgação de foto da equipe premiada em outdoor e publicação de matéria sobre o projeto na Revista Inoves.
Vitória, 14 de novembro de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Com informações do Prêmio Inoves