Psicologia e Direito: uma parceria a se comemorar no dia 27/8

Forum Psicologos 280

Data celebra o Dia Nacional do Psicólogo. Servidores anteciparam as comemorações.

Forum Psicologos 400O Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário Estadual realizou no dia 22 de agosto, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça, evento para lembrar o Dia Nacional do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto. O encontro, com o tema “Roda de conversa com a Psicologia” e destinado aos servidores que atuam na área, foi conduzido pelos doutores em Psicologia Fábio Hebert da Silva e Gilead Marchezi Tavares.

O Dia Nacional do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto. A data faz referencia à Lei nº 4.119 que regulamentou a profissão, neste mesmo dia, no ano de 1962. Conhecida como a ciência da alma, a psicologia se tornou parceira do Direito. No Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) é representada por 55 psicólogos que ajudam magistrados e servidores a encontrarem o melhor caminho para a solução dos problemas enfrentados pela sociedade, inclusive, a promover a dignidade e a integridade humana.

O trabalho é feito em conjunto com os assistentes sociais. Juntos, eles atuam em seis frentes do Poder Judiciário capixaba, que vai desde a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) até as Centrais de Apoio Multidisciplinares, onde desenvolvem intervenções relacionadas às Varas de Família, Violência Doméstica, Órfãos e Sucessões e Infância e Juventude. Os assuntos são diversos.

Segundo a psicóloga da central de Apoio Multidisciplinar, Ivy Campista Campanha de Araújo, os profissionais atuam em processos de penas e medidas alternativas, lidam com desafios relacionados à adoção, medida protetiva e demais questões relacionadas à infância. Atuam também em questões voltadas ao adolescente em conflito com a lei, além de também atuar na Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), onde desenvolvem ações ligadas à adoção internacional e apoio às Varas da Infância.

A servidora Ivy de Araújo, além de se graduar em Psicologia, também se especializou em Psicologia Clínica com Crianças. Ela que atua como psicóloga clínica, palestrante e professora no Ensino Superior, tem orgulho da profissão.

“O compromisso dos psicólogos é que em cada intervenção profissional possamos agir de forma ética e preservando a esperança em cada pessoa a quem atendemos e escutamos. A atuação da psicologia é sempre um convite a buscar formas diferentes de olhar as mesmas coisas, construir pontes e caminhos entre as partes e a Justiça, é olhar o outro, percebê-lo, respeitá-lo, acreditar que cada pessoa pode ser protagonista da sua história”, destacou a psicóloga.

Mas esse trabalho não começou de um dia para o outro. De acordo com Ivy, o ingresso destes profissionais no Judiciário, por meio de certame realizado em 2010, foi um marco histórico para os psicólogos.

De lá para cá os trabalhos não pararam e a forma de trabalhar foi sendo aprimorada a cada dia. A psicóloga explica que a principal delas foi a “Clínica Ampliada”, que possibilitou à psicologia ir além dos consultórios e atuar em novos espaços. “Para o Judiciário a mudança é fundamental, uma vez que as demandas que se apresentam desafiam os manuais e tratados psicológicos, e convoca o psicólogo a uma atuação mais livre, criativa e comprometida, embora atrelada a um direcionamento teórico”, explicou a profissional.

Para a especialista, cada psicólogo escolhe a profissão por acreditar que, apesar das histórias e marcas que cada um possui, através da psicologia é possível encontrar novas maneiras de lidar com as situações que habitam o coração humano. “Que nessa data nós possamos lembrar que a psicologia não é uma profissão ligada a garantias, mas a aposta. Aposta no sentido de acreditar, aposta no sentido de não permitir que as histórias de sofrimento paralisem, mas sim, impulsionem cada um a encontrar novas maneiras de lidar com a dor e a alegria que residem em todos nós. É uma profissão que tenta semear a esperança”, finalizou Ivy.

 

Vitória, 22 de agosto de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Jéssica Cardoso | elcrsilva@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo