Solenidade marca abertura da inspeção de rotina do CNJ no Tribunal de Justiça do Espírito Santo

TJES recebe esta semana, de 22 a 24/04, uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça para uma inspeção de rotina do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nesta segunda-feira (22), o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, abriu os trabalhos de inspeção ordinária de rotina do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que acontece esta semana, de 22 a 24/04, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

O evento aconteceu no Salão Pleno do Palácio da Justiça, com a presença do presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., que deus as boas-vindas ao ministro Luis Felipe Salomão e a toda a equipe do CNJ.

“O ministro Luis Felipe Salomão, magistrado de carreira, ministro do Superior Tribunal de Justiça, que nos encanta com seus pronunciamentos naquela Corte, com cunho de absoluta juridicidade, servindo de norte para toda a magistratura. Ministro, seja muito bem-vindo a esta casa, saiba que é um verdadeiro prazer e um orgulho receber vossa excelência nesta inspeção do Tribunal de Justiça”, destacou o desembargador Samuel Meira Brasil Jr.

O presidente do TJES também enalteceu o trabalho realizado pelo CNJ, que mostra o rumo a ser traçado, ajuda a enxergar o que precisa ser feito e é muito bem recebido pela justiça capixaba. “O CNJ vem há muito tempo disciplinando os rumos da justiça brasileira. Durante muito tempo se preocupou com a prestação jurisdicional, que é, absolutamente, a nossa função. É com isso que nós devemos nos preocupar, mas a preocupação com a prestação jurisdicional sem qualquer preocupação com critérios de gestão e condução do tribunal, acaba trazendo uma prestação jurisdicional não totalmente adequada, atrasada, e às vezes, não é aquela que reflete a melhor gestão de recursos públicos e de recursos humanos na tutela jurisdicional. E o CNJ tem nos mostrado como isso é importante”, complementou.

Em seguida, ao abrir os trabalhos, o corregedor nacional de justiça agradeceu ao desembargador Samuel pela acolhida. “E em seu nome também agradecer a todos os desembargadores e servidores da Casa, que estão proporcionando nosso trabalho aqui, nessa semana que ficaremos para a nossa inspeção anual, quero também aproveitar, desembargador Samuel, cumprimentá-lo e a toda a diretoria do Tribunal por essa determinação, devoção de um trabalho sério, duro, muita coisa pra fazer, porém, vê-los motivados, pela sua liderança local, é muito importante para nós para podermos realizar o nosso trabalho”, enfatizou o corregedor.

O ministro Luis Felipe Salomão ainda saudou aos demais componentes da mesa, representantes de outros órgãos da justiça e a toda a equipe do CNJ que o acompanha nesta correição ao Espírito Santo.

“A ideia é somar, contribuir, ajudar na solução de problemas, e essas visitas são uma oportunidade para que a gente possa fazer isso. Embora as correições e as inspeções sejam o pulmão das atividades da Corregedoria Nacional, a nossa atividade não se limita a isso, tampouco à atividade puramente disciplinar – sabe bem o desembargador Willian (corregedor geral da justiça do Espírito Santo) que a Corregedoria tem essa função de reger em conjunto, ajudar na gestão do tribunal – e é com esse espírito, que nós temos feito esse trabalho correicional”, reforçou o ministro.

A solenidade contou, ainda, com a participação do conselheiro do CNJ, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho,  bem como do vice-presidente do TJES, desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, do corregedor-geral de Justiça, desembargador Willian Silva, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca, da desembargadora Wanda Lúcia Costa Leite França Decuzzi, representando a presidente do TRT da 17ª região, do diretor do Foro da Seção Judiciária  do Espírito Santo, Rogério Moreira Alves, da da procuradora-geral de Justiça do Ministério Público Estadual Luciana Andrade, do defensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves Araújo, da presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo, juíza Glícia  Dornela,  bem como  desembargadoras e desembargadores, autoridades e integrantes do TJES.

Vitória, 22 de abril de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Elza Silva | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES