TJES e Rede Abraço ampliam articulação e discutem a política sobre álcool e outras drogas

O encontro teve como objetivo planejar ações conjuntas mais eficientes e humanas para enfrentar a drogadição no estado.

Representantes do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e da Rede Abraço, o Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas, se reuniram na tarde da última segunda-feira (17). O objetivo do encontro foi articular uma ação conjunta entre as instituições, com foco na criação de políticas públicas eficazes para enfrentar os problemas decorrentes do álcool e outras drogas no Estado.

A reunião contou com a presença do coordenador das Varas Criminais e de Execuções Penais, juiz José Augusto Farias de Souza; do subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes; da assistente Técnica do Programa Fazendo Justiça, Lorraine Cordeiro Iezzi; da assessora Judiciária do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF-SC/ES), Thamiris Dezan; da assessora Técnica Territorial da Senad/Fiocruz, Carol Roseiro; e da equipe de gestão da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SESD).

O subsecretário Carlos Lopes apresentou procedimentos, fluxos, novos projetos e iniciativas do Programa Rede Abraço. E, ainda, ressaltou que a articulação com o judiciário capixaba é de extrema importância para enfrentar o problema da drogadição.

“A participação do judiciário capixaba nesse esforço é fundamental, uma vez que o sistema judicial desempenha um papel crucial na aplicação de medidas de prevenção, tratamento e reinserção social de pessoas que sofrem com o abuso de substâncias psicoativas. Sem dúvida, essa articulação efetiva com a Magistratura Capixaba demonstra o compromisso do TJES em colaborar com a construção de uma política sobre drogas mais eficiente e humana”, afirmou.

E o coordenador das Varas Criminais e de Execuções Penais, juiz José Augusto Farias de Souza reforçou: “O Judiciário, em esforços com o Poder Executivo, vai abraçar essa causa, já que existe uma preocupação muito grande para o enfrentando dos problemas relacionados com o excessivo consumo de substâncias psicoativas dentro da sociedade”, concluiu.

Ao final do encontro, foi estabelecido que será feito um mapeamento para os magistrados, a fim de conhecerem de perto o trabalho e a forma de atuação da Sesd e do Programa Rede Abraço.

Vitória, 18 de Fevereiro de 2025

 

Texto: Tais Valle (com Informações da Assessoria de Imprensa da Rede Abraço)

imprensa@tjes.jus.br 

Carol Veiga

Assessora de Imprensa

e Comunicação do TJES

 

 

 

Pular para o conteúdo