O grupo vai propor ações concretas para ampliação da representação feminina, paridade e equidade na Justiça estadual.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo acaba de instituir o Comitê Gestor de Incentivo à Participação Institucional Feminina e Equidade de Gênero, que será responsável pela elaboração de estudos, análises de cenários, diálogo com o Tribunal, realização de eventos e proposições concretas para ampliação da representação feminina, paridade e equidade na Justiça estadual.
A proposta para criação do grupo foi uma iniciativa da desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira, aprovada por todas as desembargadoras e todos os desembargadores do Tribunal Pleno em sessão realizada na última quinta-feira (22/02).
E a Resolução nº 42/2024, que instituiu o Comitê, foi assinada pelo presidente em exercício, desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, e disponibilizada no Diário da Justiça (e-Diário) nesta sexta-feira (23/02).
Segundo a publicação, todas as desembargadoras do Tribunal Pleno serão integrantes permanentes do Comitê, as juízas serão indicadas, por maioria, pelo próprio Comitê, que em sua primeira formação será composto pelas desembargadoras Eliana Junqueira Munhós Ferreira, Janete Vargas Simões, Rachel Durão Correia Lima, Marianne Júdice de Mattos e Débora Maria Ambos Corrêa da Silva, e pelas juízas de Direito Heloísa Cariello, Janete Pantaleão Alves, Cláudia Vieira de Oliveira Araújo, Sayonara Couto Bittencourt e Aline Moreira Souza Tinoco.
Os estudos, análises e proposições concretas do Comitê serão encaminhados à Presidência do TJES e submetidos, quando for o caso, ao Tribunal Pleno. Saiba mais em: https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/index.php/component/ediario/?view=content&id=1676947.
Vitória, 23 de fevereiro de 2024
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | imprensa@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
foto: freepik