TJES lança Sistema de Mediação Digital das Execuções Fiscais na próxima sexta-feira, 04

Carteira de couro com três notas de 50 reais sobrepostas e saindo do bolso.

O projeto inovador, desenvolvido em parceria com o Banestes e a Prefeitura de Vitória, vai ajudar contribuintes a negociarem suas dívidas com o município.

Na próxima sexta-feira (04/10), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo assinará um acordo de cooperação para o lançamento de um projeto inovador que vai ajudar contribuintes a negociarem suas dívidas com o município de Vitória: É o Sistema de Mediação Digital das Execuções Fiscais, desenvolvido em parceria com o Banestes e a Prefeitura Muncipal.

De acordo com o juiz Anselmo Laranja, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública Privativa de Execuções Fiscais Municipais, responsável pela coordenação dos trabalhos, a nova plataforma representa um ambiente de diálogo entre o município e os cidadãos. De maneira simples, fácil e moderna, as pessoas físicas e jurídicas poderão visualizar suas pendências e as formas de quitar suas dívidas.

“É uma inovação que o Poder Judiciário do Espírito Santo quer implantar em prol da cidadania. Durante dois anos discutimos com os parceiros todos os parâmetros e agora o sistema está pronto para ser utilizado. Por meio dessa ferramenta digital, o contribuinte vai poder narrar seu problema com a municipalidade e optar, caso queira, por um parcelamento, com descontos, negociando sua dívida sem precisar sair de casa”.

Em um segundo momento, o sistema poderá ser acessado por meio de aplicativo de celular, que enviará avisos aos cidadãos sobre um tributo prestes a vencer, permitindo o pagamento pelo próprio aparelho e gerando boletos. E também vai permitir aos juízes incluírem decisões e aos procuradores realizarem o peticionamento de forma automática.

“É uma simplificação drástica de todo aquele emaranhado processual. Queremos criar esse canal de comunicação amigável, para evitar o ajuizamento de novos processos. Esse trabalho é o que vem sendo priorizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (NUPEMEC), a criação de ambientes de diálogo para que as próprias partes cheguem a um acordo”.

A pretensão é que após ser testado em Vitória, o sistema seja implantado em todas as comarcas para a solução de questões tributárias e, posteriormente, de questões comerciais.

Vitória, 02 de outubro de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo