O convite para a visita foi uma iniciativa do desembargador Pedro Valls Feu Rosa, que participou de um evento da instituição de ensino, no qual explicou sobre o exercício da magistratura.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo recepcionou cerca de 20 estudantes do 9° ano da escola municipal Eunice Pereira Silveira, localizada na cidade de Vitória, para uma visita monitorada, nesta terça.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Memória do Tribunal de Justiça, o gabinete do desembargador Pedro Valls Feu Rosa e uma sessão da 3ª Câmara Cível do TJES. Ao final, o desembargador Willian Silva realizou um bate-papo com os estudantes, explicando sobre a sua trajetória profissional na magistratura.
O professor Zacarias, que acompanhou os adolescentes, explicou a importância da visita no desenvolvimento pessoal e educacional dos alunos. “Assim que vim dar aula em Vitória, percebi que os alunos têm pouco contato com os três poderes, legislativo, executivo e judiciário e a visita proporciona uma proximidade com o Poder Judiciário. Eles saem do ambiente escolar e conhecem o ambiente público, a prática do Tribunal de Justiça”, comenta o professor. Ainda, o profissional destaca que “esse conhecimento adquirido pode ser transmitido para os próprios familiares dos estudantes, que muitas vezes não sabem como a justiça realmente funciona”.
O desembargador Pedro Valls Feu Rosa recebeu a turma do ensino fundamental no gabinete, onde o juiz de Direito Marcelo Menezes Loureiro, que substitui o magistrado, em período de férias, apresentou o espaço de trabalho e respondeu todas as perguntas realizadas pelos adolescentes.
Após a visita monitorada, o desembargador Willian Silva recepcionou os alunos para uma palestra em que relatou a sua trajetória pessoal no Direito, explicou a importância dos estudos e do foco em trilhar um caminho longe da violência e de outros obstáculos que surgem durante a juventude. O desembargador conta que sempre gostou de estudar e isso foi essencial para alcançar a posição que atualmente ocupa na magistratura estadual.
O estudante Miguel Chagas comentou sua experiência ao conhecer o Tribunal de Justiça do Estado. “Quando surgiu a ideia da visita, todo mundo ficou animado. A gente achou algo muito legal, porque a turma recebeu o desembargador Pedro na nossa escola e agora tivemos a chance de estar aqui conhecendo o memorial com a história do local, o gabinete e com isso, entendemos melhor como funciona o Poder Judiciário.”
O desembargador Pedro Valls Feu Rosa relata que a iniciativa nasceu de um convite da escola para uma palestra sobre profissões, no qual o magistrado falou sobre sua carreira como juiz de 2° instância do TJES. “Eu participei de uma palestra na escola e notei a imensa curiosidade dos alunos de saber mais sobre o sistema judicial brasileiro, por isso tive a ideia de trazê-los ao Tribunal e eles concordaram animadamente”, destaca o desembargador.
Após a palestra, o magistrado agradeceu pela visita e cada adolescente foi presenteado com uma Constituição Federal. O momento contou com a presença de uma representante da Secretaria Municipal de Educação de Vitória.
Vitória, 27 de novembro de 2018.
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Isabella de Paula | ihpaula@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br