O vice-presidente do TJES, desembargador Fabio Clem, recebeu a premiação durante o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário, pelo cumprimento de Metas do CNJ.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo recebeu o selo Prata, na premiação instituída pelo Conselho Nacional de Justiça para reconhecer o aperfeiçoamento feito pelos tribunais na produção, gestão, organização e disseminação de informações. O vice-presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira, recebeu a premiação em solenidade realizada hoje no Tribunal Superior Eleitoral, durante o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário. A presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia fez a abertura do evento.
O Selo Justiça em Números visa promover a melhoria constante das informações prestadas pelos tribunais ao CNJ, além de incentivar o aprimoramento dos sistemas e dos dados estatísticos produzidos pelos tribunais, e premia aqueles tribunais do país que conseguem pontuação nos requisitos fixados pelo CNJ. Ao todo, são 4 categorias: bronze, prata, ouro e diamante. O Tribunal de Justiça do Espírito Santo conquistou a premiação, juntamente com o Superior Tribunal de Justiça e mais nove tribunais do país. Também estavam presentes à solenidade o Juiz Marcelo Bressan, gestor da meta 2 no TJES e a Assessora de Planejamento do TJES, Rita Almeida.
O desembargador Fabio Clem de Oliveira participou da solenidade de abertura do 10º Encontro, na qual também estiveram presentes os presidentes do Superior Tribunal de Justiça, ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal Militar, ministro Willian de Oliveira Barros, do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho, o corregedor-geral de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, a advogada-geral da União, ministra Grace Fernandes, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, e o presidente interino do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Fux.
Durante a cerimônia de abertura, a Presidente do CNJ e do STF, Ministra Cármen Lúcia, pediu a união de todos os magistrados para enfrentar os desafios e os deveres comuns a todo o Judiciário.
A ministra ressaltou que o momento político nacional é “de grande dificuldade para toda a sociedade brasileira” e destacou que “há uma enorme intolerância com a falta de eficiência do Poder Público”. Segundo ela, a importância do encontro está em se pensar como o Judiciário deve agir “para que a sociedade não desacredite no Estado, uma vez que o Estado Democrático, previsto constitucionalmente, tem sido ou parece ser até aqui a nossa única opção”.
O 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário reúne, até a próxima terça-feira (06/12), presidentes e corregedores dos tribunais e conselhos de justiça, além de membros da área de governança e gestão estratégica do Judiciário de todo o país. O principal objetivo do evento é aprovar as metas nacionais a serem cumpridas pelo Judiciário em 2017, e divulgar o desempenho parcial dos tribunais no cumprimento das metas deste ano. abertura do Encontro Nacional, na manhã de hoje (05/12),
Durante a manhã desta segunda-feira (05/12), os participantes assistiram à conferência: “Justiça, Verdade e Eficiência” e foi apresentado um panorama dos Tribunais Superiores, pelos presidentes do Tribunal Superior Eleitoral, do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho, do Superior Tribunal Militar e pelo Vice-Presidente do STF, Ministro Dias Toffoli.
Para o período da tarde, além da solenidade de premiação do Selo Justiça em Números, estão programadas a apresentação do painel “o cidadão e a sociedade: o judiciário na atualidade” e os resultados parciais as Metas Nacionais 2016.
O evento continua nesta terça-feira (06/12) com as reuniões setoriais dos tribunais e a plenária final, onde serão anunciadas as Metas Nacionais de 2017, que também contará com a presença da ministra Cármen Lúcia.
Vitória, 05 de dezembro de 2016.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira – mpferreira@tjes.jus.br com informações do STF e do CNJ
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br