Audiência Pública recebe contribuições importantes para proporcionar mais acessibilidade no Poder Judiciário

tela de aplicativo de vídeo chamadas

Evento realizado nesta terça-feira recebeu sugestões e críticas de representantes de associações, de servidores e do público em geral.

A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Espírito Santo realizou, nesta quarta-feira (26/5), a primeira audiência pública para interessados em contribuir para uma maior acessibilidade no Judiciário. A audiência “PJES Mais Acessível” foi realizada por meio de plataforma de videoconferência e transmitida ao vivo pelo canal do TJES no youtube.

desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do PJES

O desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do PJES, abriu o evento, que foi conduzido pelo juiz de direito Marcelo Loureiro, membro da comissão, que ouviu as críticas e sugestões apresentadas pelos participantes inscritos. O secretário-geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque, também participou do evento, bem como a subsecretária Aline Carolino Davel e demais membros da comissão.

A audiência contou com a contribuição de dois intérpretes de libras, que fizeram a tradução simultânea do que estava sendo falado e vice-versa. Além disso, todos os participantes se descreveram para as pessoas com deficiência visual que estavam acompanhando o evento virtualmente.

Foram abertas inscrições prévias, mas os participantes também puderam se inscrever para falar durante o evento. O objetivo da audiência pública era receber sugestões e exemplos de boas práticas para formular iniciativas que proporcionem mais acessibilidade no atendimento ao público com deficiência ou mobilidade reduzida do PJES.

O presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do PJES, desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, destacou durante a abertura: “o que se almeja é construir uma nova cultura organizacional que contemple a acessibilidade e inclusão, transversalizando todas as nossas atividades. Por isso da necessidade que os servidores, orientados pelos gestores, que também estão presentes nessa audiência, se empenhem conosco. Para continuarmos avançando, relevante é o encontro dessa tarde, para que as demandas da população cheguem até a comissão, através do compartilhamento de sugestões sobre boas práticas no atendimento de pessoas com deficiência.”

O secretário-geral, Marcelo Albuquerque, destacou que, apesar de todos os desafios enfrentados pelo Poder Judiciário e outros setores públicos e privados, especialmente em razão da pandemia da Covid-19, esses desafios não são empecilhos para que o Poder Judiciário tenha avanços no tema. “Acompanho de perto os trabalhos da comissão e vejo o quanto todos estão sensíveis para que o Poder Judiciário possa implementar algumas medidas e possamos avançar cada vez mais nessa questão”.

Ao final da manifestação dos representantes de associações, servidores e demais interessados, o juiz Marcelo Loureiro agradeceu as participações e solicitou que os mesmos continuem em contato com a comissão para que possam continuar contribuindo com sugestões e auxiliando os trabalhos do Poder Judiciário Estadual.

tela de aplicativo de vídeo chamadas

“Nós sabemos que cabe ao poder público assegurar às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos. O que nós pretendemos com toda essa discussão, é viabilizar a inclusão da pessoa com deficiência no serviço público judiciário. Nós temos essa intenção, contamos com a contribuição de todos para que consigamos avançar, passo a passo, mas de forma muito segura, muito sólida e consistente, e atingir o patamar que nós entendemos como ideal. O tema é muito complexo, mas o caminho é exatamente esse, abrir o Tribunal de Justiça para receber todas as sugestões e identificar as soluções para cada uma delas”, concluiu o magistrado, prometendo realizar outras audiências públicas.

Para assistir a audiência pública “PJES mais acessível”, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=4G9m-Rrxfug

Vitória, 26 de maio de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br