Bullying é o tema do novo episódio de Just Talk, o Podcast do TJES, que já está no ar

O juiz Vladson Couto Bitencourt, titular da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória, homem de pele branca, cabelos grisalhos.

Quem explica é o juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude, Vladson Bittencourt.

O novo episódio do Just Talk, o Podcast do TJES já está no ar. O juiz Vladson Couto Bittencourt, titular da 3ª Vara da Infância e Juventude, fala sobre bullying, práticas repetitivas de violência física ou psicológica, previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também pelo Código Penal Brasileiro.

Bullying em inglês, significa tirania, opressão. Pode ser de cunho moral, sexual, físico e até patrimonial. Entre as hipóteses descritas pelo ECA estão: ataques físicos, piadas de mal gosto, insultos pessoais, comentários sistemáticos, apelidos pejorativos, ameaças por qualquer meio, grafites depreciativos, expressões preconceituosas, isolamento social premeditado contra uma pessoa”, explica.

O juiz aconselha aos pais ficarem atentos se os filhos apresentarem sintomas como apatia, abatimento, opressão, irritabilidade, insônia, falta de apetite e demonstrarem desinteresse em ir à escola. Muitas vezes a criança ou adolescente coloca a culpa no professor ou na matéria.

Ao longo do episódio o juiz ainda fala sobre o cyber bullying, características dos agressores, previsões no código penal e formas de combater essa prática.

Ouça na íntegra: https://spotifyanchor-web.app.link/e/rFXxiqLIfsb

Vitória, 05 de agosto de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tspenedo@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br