Desafio lançado pelo PJES recebe 27 inscrições em programa de inovação do Governo do Estado

Baía de vitória. Onde se localiza o céu foi inserida digitalmente a identidade do projeto Pitch.Gov.Es na cor branca.

A ideia é conectar o Governo do Estado com startups para testar soluções tecnológicas inovadoras.

O desafio proposto pelo Poder Judiciário do Espírito Santo no programa Pitch Gov.ES, do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) do Governo do Estado, recebeu 27 inscrições de startups interessadas em propor soluções. Ao todo, foram recebidas 445 propostas para as áreas de saúde, gestão pública, educação, segurança pública, infraestrutura e mobilidade urbana, e desenvolvimento econômico sustentável.

A ideia é conectar o Governo do Estado com startups para testar soluções tecnológicas inovadoras, com o objetivo de solucionar desafios na gestão pública e melhorar a vida do cidadão capixaba. O programa Pitch Gov.ES foi lançado pelo LAB.ges, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes).

O desafio lançado pela Justiça Estadual, por meio do Centro de Inteligência Artificial do TJ (CorE-IA), então vinculado à Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-ES), foi: “Como facilitar o acesso gratuito do cidadão à justiça, a partir de um modelo que avalie se o pedido pode ser concebido, cruzando dados das mais diversas bases em busca de parâmetros que o justifiquem?”.

As soluções apresentadas pelas startups serão avaliadas quanto à maturidade da solução, compatibilidade e modelo de negócio e inovação. Até quatro propostas de cada desafio serão selecionadas.

Após a seleção das soluções finalistas do programa, haverá a etapa de adesão ao termo de compromisso e a construção do plano de teste. Em seguida, na fase de validação, as startups selecionadas vão receber uma subvenção econômica para verificação das soluções dentro dos órgãos competentes.

CorE-IA

O Centro de Inovação, Tecnologia e Inteligência Artificial (CorE-IA) foi criado em 2019 pela Corregedoria Geral da Justiça, durante a gestão do desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, com o objetivo de elaborar projetos para a utilização e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que possam apresentar um resultado útil para a sociedade e eficaz para o Poder Judiciário.

Alguns projetos são: verificação de compatibilidade ética e normativa dos algoritmos e ferramentas de inteligência artificial no âmbito das inovações tecnológicas do Poder Judiciário, resolução de conflitos privados em ambiente virtual, e desenvolvimento de tecnologia de informação voltada para o auxílio e orientação aos magistrados de 1º grau na gestão das unidades judiciárias.

Os projetos ganharam tanta amplitude, que o CorE-IA foi ampliado para todo o Poder Judiciário.

 

Vitória, 19 de outubro de 2020

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações do LAB.ges) | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

imagem: Divulgação/Lab.Ges