Correndo Para Vencer

logo-correndo-para-vencer

O projeto Correndo para Vencer surgiu no ano de 2020. Era um desejo antigo da Dra. Patricia Faroni, juíza da Vara de Execuções Penais de Vila Velha e também corredora amadora.

Ele foi desenvolvido em parceria com o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Comissão de Direitos Humanos da OAB/ES, educadores físicos voluntários, além de inspetores penitenciários e policiais aposentados.

O projeto começou apenas com as internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), mas hoje já abrange três unidades de responsabilidade da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, na medida em que os reeducandos da PSVV (Penitenciária Semiaberta de Vila Velha) e da CASCUVV (Casa de Custódia de Vila Velha) foram contemplados.

Trata-se de um projeto de corrida, em que os apenados praticam exercício dentro da unidade prisional, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico, ganhar resistência, fortalecer a musculatura e trabalhar a mobilidade, para que possam ter um melhor desempenho nas corridas.

Duas vezes por semana os treinos são realizados fora da unidade prisional, em um momento de descontração e confraternização, mas também de muita corrida. Eles contam com a presença de todos os nossos reeducandos corredores e também dos voluntários que são servidores públicos, especialmente inspetores penitenciários.

Os treinos são realizados em locais abertos, como o calçadão da Praia da Costa, o Morro do Moreno e em parques municipais da Grande Vitória. Todos os integrantes do projeto, ou seja, os reeducandos e os voluntários, participam vestindo a camisa feita especialmente para o Correndo para Vencer.

A intenção dessa uniformização é fazer com que os reeducandos se sintam valorizados e sintam que estão em igualdade com os outros participantes do projeto. Assim, eles tem a percepção de que, ao retornarem ao convívio social, terão pessoas que os enxergarão como seres humanos e não com o estigma que o sistema prisional cria.

Nossos corredores já participaram de quatro corridas oficiais até o momento: Corrida das Luzes, Corrida Hangar de Vitória, Travessia João Moreno e 8ª Corrida Tribuna Ruas da Cidade. Alguns deles tiveram um ótimo lugar na classificação geral das corridas, mas o mais importante é que todos eles superaram as suas dificuldades e estão cada dia mais entusiasmados com o esporte e com a mudança de vida.

Muitas das nossas primeiras participantes já progrediram para o regime aberto, mas ainda assim continuam acompanhando o grupo em corridas e em treinos externos, estando o tempo todo em contato com a Vara em virtude do vínculo criado.

Como já mencionado, o projeto conta com a ajuda de muitos voluntários, não apenas para os treinos em si, mas também para a doação de equipamentos de treinos, tênis, roupas para fazer exercício, inscrição para as corridas, entre outras necessidades. Como a rotatividade dos reeducandos no regime semiaberto é grande, em virtude da progressão de regime, sempre estamos precisando de doações. Assim, se você quiser ajudar ou ver mais fotos e notícias sobre o projeto, é só entrar em contato no instagram @projetosvep!