Remição pela Leitura

O projeto Remição pela Leitura surgiu com a necessidade de cumprir a nova Resolução do CNJ, nº 391 de 10 de maio de 2021. A Resolução passou a prever o direito à remição da pena por meio da leitura de obras literárias. Tendo como plano de fundo a importância da leitura para a ressocialização, reflexão e recuperação da autoestima e dignidade dos reeducandos, bem como desse momento importante de relaxamento dentro da dura realidade que acomete o sistema prisional, este projeto veio traçar as regras para a remição pela leitura, bem como fomenta-la.

Os reeducandos podem comprovar a leitura de qualquer obra literária de forma autônoma, com resenhas que serão corrigidas por uma comissão de validação formada por voluntários. Além disso, a Vara de Execuções Penais de Vila Velha aceita a inscrição de outros projetos de leitura de instituições, ONGS e órgãos autônomos, com metodologias e atividades próprias, como rodas de leitura coletiva, debates sobre o livro, entre outras, desde que sigam a resolução já citada.

Atualmente dois projetos autônomos estão em andamento: o projeto Escala, desenvolvido pelo grupo Azul Limão Alado, e o projeto Reescrevendo a Liberdade, de autoria da Unisales.

Além disso, já tivemos 03 (três) grandes doações de livros para as unidades prisionais, promovidas pelo grupo Unisales, pela Academia Espírito-santense de Letras e o Instituto Geográfico do Espírito Santo. A mais recente foi feita pela Secretaria de Cultura do Estado, possibilitando que os reeducandos tenham um vasto acervo para leitura.

Caso você queira ser voluntário para corrigir as resenhas, para desenvolver um projeto autônomo de leitura ou até mesmo para doar livros para as unidades, entrem em contato com o instagram @projetosvep, ou vá até o gabinete da VEP no Fórum de Vila Velha.