Juízes do Espírito Santo vão receber Prêmio Nacional de Literatura promovido pela AMB

Identidade visual o primeiro prêmio nacional de literatura para magistrados organizado pela associação dos magistrados do brasil.

Os magistrados Getúlio Marcos Pereira Neves e Adelino Augusto Pinheiro Pires estão entre os agraciados.

Os vencedores da primeira edição do Prêmio Nacional de Literatura para Magistrados realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com a Academia Paulista de Letras (APL), foram anunciados na noite dessa quinta-feira (23), durante a abertura do VII Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O concurso teve a participação de 141 magistrados de todo o Brasil. Entre eles, o juiz da Vara de Auditoria Militar do Espírito Santo, Getúlio Marcos Pereira Neves, que recebeu o 1º lugar pela crônica “A Ficção em Cada Processo”. O magistrado disse que o resultado foi uma surpresa bastante agradável e contou um pouco sobre o que o leitor pode esperar da crônica:

“O texto é uma reflexão sobre como o dia a dia do foro é rico em situações que nos revelam a natureza humana e como essas observações podem constituir, também, matéria-prima para um escritor de ficção”, destacou Neves.

O juiz Adelino Augusto Pinheiro Pires, diretor do Fórum de Pancas, também recebeu menção honrosa pela Poesia “O Mar”. O magistrado, que é autor de dois livros de poesia, contou que sempre busca transmitir os sentimentos presentes nos versos para o leitor, independente da forma que utiliza.

Na poesia premiada “O Mar”, o autor usou rima e métrica, aliadas à sonoridade, para levar beleza aos leitores, que, segundo Pires, é para quem realmente o poeta escreve. “Toda arte tem que dar à pessoa que a observa a beleza. Pois, ninguém escreve para si próprio, o poeta escreve para o mundo”, disse o magistrado.

No total, foram encaminhadas 59 poesias, 45 contos e 37 crônicas. As obras vencedoras serão reunidas em um livro, que será publicado pela AMB, ainda neste ano, em comemoração ao aniversário de 70 anos da Associação. O prêmio será entregue em setembro, em Brasília.

Veja abaixo as obras escolhidas pela Comissão de Jurados da APL

Poesia

1º lugar – “O Verso da Lei”, de Roberto Basilone Leite, Florianópolis (SC)

2º lugar – “Facetas da Sociedade”, de Geraldo Peixoto de Luna, Londrina (PR)

3º “A Resposta do Menor Infrator”, de Rachel Adjuto Bontempo Brandão, Brasília (DF)

Receberam menções honrosas “Ser Simples”, de Reinaldo Portanova, Natal (RN); “O Mar”, de Adelino Augusto Pinheiro Pires, Pancas (ES); e “O Jarro Chinês”, de Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, Rio de Janeiro (RJ).

Crônica

1º “A Ficção em Cada Processo”, de Getúlio Marcos Pereira Neves, Vila Velha (ES);

2º “Ladrão de Livros”, de André Gonçalves Fernandes, Campinas (SP);

3º “Tio Antonio”, de Robledo Matos Alves de Morais, Promissão (SP).

As menções honrosas foram “Procurando as Batatinhas”, de Genacéia da Silva Alberton, São Leopoldo (RS); “A Luta”, de Olga Vishnevsky Fortes, São Paulo (SP); e “O Anel Que Tu Me Deste”, de Elizabeth de Fátima Nogueira Calmon de Passos, Curitiba (PR).

Conto

1º “O Coveiro Valdemar”, de Helio David Vieira Figueira dos Santos, Florianópolis (SC);

2º “O Informaticídio”, de Vanilson Rodrigues Fernandes, Belém (PA);

3º “Naus frágeis”, de Durval Aires Filho, Fortaleza (CE).

As menções honrosas foram as seguintes: “Pontius”, de Erson Teodoro de Oliveira, Valinhos (SP); “Chapeuzinho Preto e o Lobisgay”, de Rui Guilherme de Vasconcelos Souza Filho, Rio de Janeiro (RJ); e “O Louco”, de José Ribamar Dias Junior, São João Batista (MA).

Vitória, 24 de maio de 2019

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações da AMB) | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br