Para encerrar o mês o Podcast Just Talk tem como tema o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Mulher de pele branca e cabelos da cor preta encaracolados fala ao microfone.

A servidora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do PJES, Renata de Souza Santos fala sobre as ações de acessibilidade promovidas pelo Tribunal.

Está no ar mais um Just Talk, o Podcast do TJES. Na semana do dia 21 de setembro, que se reconhece nacionalmente a luta da pessoa com deficiência, a servidora integrante da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do PJES, Renata de Souza Santos, fala sobre as ações de acessibilidade promovidas pelo Tribunal.

A servidora explica a importância do dia 21 e como essa data ajuda a dar mais visibilidade às pessoas com deficiência e à luta por uma sociedade mais inclusiva.

“A gente deve reconhecer as diferenças como uma característica da diversidade humana e ainda proporcionar igualdade de oportunidades para que as pessoas com deficiência tenham uma vida digna também. Então, é preciso lançar outro olhar sobre essas pessoas, reconhecendo suas capacidades, seus direitos e a dignidade delas como pessoa humana”.

Renata destaca, ainda, que a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão atua estrategicamente, ou seja, auxilia no planejamento das ações a fim de eliminar as barreiras e promover a inclusão, tanto para funcionários do Tribunal, quanto para quem acessa a justiça.

Além disso, destacou algumas ações realizadas pelo TJ que evidenciam os avanços na acessibilidade, como por exemplo, a “regulamentação de pagamento do tradutor intérprete de libras em qualquer situação”, e também pontuou algumas possibilidades que podem contribuir com os avanços, como a acessibilidade tecnológica, comunicacional e atitudinal.

“Antes quando se falava em acessibilidade, as pessoas automaticamente pensavam em rampa e elevador, mas a acessibilidade é muito mais do que isso, então como cada um pode contribuir para que o judiciário avance no processo de inclusão?” destacou a servidora.

Ouça o episódio na íntegra: https://anchor.fm/tjesoficial/episodes/52-Dia-Nacional-de-Luta-da-Pessoa-com-Deficincia-e17reok

Acesse a transcrição: https://www.tjes.jus.br/wp-content/uploads/just_talk_ep52.pdf

Vitória, 24 de setembro de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Ana Luiza Villaschi | anlmartins@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br