Passo a passo de como usar o botão do pânico

Botao do panico 130

Há 100 equipamentos disponíveis para mulheres que estão sob medida protetiva.

Botao do panico 400Mulheres moradoras do município de Vitória que se sentem ameaçadas por ex-maridos, namorados ou companheiros podem se proteger com o Botão do Pânico, um aparelho que é um Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP). O microtransmissor com GPS possui recursos para realizar o monitoramento de áudio e SOS, que estão interligados à Central Integrada de Operações e Monitoramento (CIOM).

Assim que é acionado, o equipamento indica a localização exata do local onde a vítima se encontra. Os dados são enviados à Central de Monitoramento. O aparelho inicia um sistema de gravação do áudio ambiente, que fica armazenado em um banco de dados da Justiça. O áudio poderá ser usado, judicialmente, contra o agressor.

O dispositivo faz parte de um projeto piloto lançado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) em parceria com a Prefeitura da Capital. O objetivo é reduzir os altos índices de violência doméstica registrados na cidade, garantir o cumprimento da medida protetiva, evitar reincidências e dar segurança psicológica às vítimas.

Há 100 dispositivos disponíveis. As mulheres que usam o aparelho estão sob medida protetiva de urgência concedidas na 11ª Vara Criminal de Vitória, e podem acionar o Botão do Pânico caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha. Ele capta e grava a conversa num raio de até quinze metros, informa o diretor do Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva (INTP), Mateus de Aguilar Pereira. O Instituto disponibiliza os aparelhos e o sistema que viabiliza a execução do projeto e é parceiro do TJES e da PMV .

O Botão do Pânico, quando acionado, também dispara informações para a CIOM, inaugurada em 2011, com a localização exata da vítima, para que um carro da Patrulha Maria da Penha seja enviado ao local. Para garantir agilidade no atendimento ao pedido de proteção, a administração municipal disponibiliza viaturas da Guarda 24 horas.

 

botao panico comofunciona tabela

 

 

Vitória, 09 de janeiro de 2014

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
mcbrito@tjes.jus.br

Com informações da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de Vitória

Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br