Podcast do TJES aborda cuidados ao se relacionar em sites e aplicativos

O delegado Brenno Andrade, titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos. Ele é um homem de pele branca, com cabelos grisalhos e barba na cor preta.

Quem explica o assunto é o delegado Brenno Andrade, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos.

Durante a pandemia de Covid-19, os aplicativos de namoro passaram por um verdadeiro boom, já que em meio ao isolamento as pessoas começaram a buscar novas formas de se conectar. Mas a mesma ferramenta que facilita um romance, também pode deixar uma pessoa nas mãos de criminosos, como aconteceu no último final de semana em que um economista foi morto em sua própria casa por pessoas que havia acabado de conhecer na internet. Para falar sobre os cuidados com relacionamentos virtuais, o Just Talk – Podcast do TJES, convidou o delegado Brenno Andrade, titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

“Aquele velho ditado ‘não fale com estranhos na rua’ também serve para a internet. Se você não conhece, de preferência não converse, porque do outro lado da tela pode ser um criminoso tentando se aproximar. Se mesmo assim você quiser manter um contato, procure as redes sociais dessa pessoa, verifique se vocês têm amigos em comum. Se for marcar um encontro, avise seus pais, leve um amigo e que esse encontro seja em local público. Nunca deixe a pessoa te buscar em casa, pois a partir do momento em que você entra no carro de alguém que você não conhece, você está correndo risco”, ressalta o delegado.

E quando a conversa na internet envolve crianças e adolescentes, os pais devem ficar super atentos e adotar algumas práticas para evitar que os filhos sejam atraídos por criminosos.

“Infelizmente pedófilos tentam atrair crianças para mandar fotos e vídeos ou até marcar um encontro. Os pais podem identificar pela mudança de comportamento dos filhos. Mas antes disso, é importante manter um diálogo aberto, se interessar pelo que eles estão fazendo na web, instalar programas de controle parental nos dispositivos e de vez em quando acessar o histórico de navegação”.

Além de crimes sexuais, o delegado ainda fala sobre crimes patrimoniais que acontecem com frequência no ambiente virtual e como a vítima pode denunciar.

Ouça o episódio na íntegra: https://anchor.fm/tjesoficial/episodes/62–Cuidados-com-o-match-e1di3u7

Macrodesafio: Garantia dos Direitos Fundamentais

Vitória, 28 de janeiro de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tspenedo@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

foto: Brenno Andrade/Arquivo Pessoal