TJES lança nesta sexta o Painel de Gestão, uma ferramenta para analisar a produtividade das Varas

Homem de camisa azul opera um computador

Lançamento será durante reunião de trabalho com juízes da Comarca da Capital, que estão convocados pelo e-diário, e os das demais Comarcas, que foram convidados pelo presidente do TJES.

O Poder Judiciário do Espírito Santo lança nesta sexta-feira (13), no ambiente da intranet, uma nova ferramenta digital que permitirá a análise, de forma rápida, das demandas de trabalho e produtividade, auxiliando no gerenciamento das Varas: o Painel de Gestão. Com a plataforma, os gestores poderão identificar os pontos de congestionamento de processos e definir estratégias para aprimorar a prestação jurisdicional.

O lançamento da ferramenta acontece no Salão Pleno do TJES, durante uma reunião de trabalho com a presença dos juízes de Direito da Comarca de Capital, que foram convocados, e de juízes de Direito das demais Comarcas, que foram convidados, a participar do encontro pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama. A Convocação/Convite foi disponibilizada no Diário da Justiça nesta quinta-feira, 12.

O Painel de Gestão é dividido em dois ambientes. O primeiro é denominado “Gestão da Vara” e apresenta dados gerais relevantes para o controle de cada unidade judiciária como, por exemplo, a quantidade de processos distribuídos, conclusos, parados no cartório, além do número de sentenças, decisões e despachos. Todas as informações são compiladas e exibidas por meio do sistema de informática Business Intelligence (B.I).

O segundo ambiente, chamado de “Medidas do CNJ”, traz os dados compilados conforme os parâmetros utilizados pelo Conselho Nacional de Justiça na análise estatística de todos os Tribunais Brasileiros. É possível saber, por exemplo, a taxa de congestionamento, os casos novos, os pendentes, os baixados, de acordo com a métrica determinada pelo CNJ. E ainda há um botão de Informação, simbolizado pela letra “I”, que direciona o usuário para um glossário com a definição daquela determinada medida, para melhor compreensão.

De acordo com o juiz Marcelo Bressan, gestor da Meta 2 do CNJ e membro do comitê de taxonomia, ao clicar em cada tópico do Painel de Gestão, o usuário poderá ver os dados na forma de gráficos, que mostram a evolução do desempenho, mês a mês. “É uma maneira de possibilitar ao gestor da unidade avaliar se o trabalho desenvolvido está dando frutos ou se merece alguma adequação”.

O magistrado também destaca que a fidelidade das estatísticas apresentadas no painel depende da correta alimentação dos dados no momento do cadastramento do processo, do lançamento específico de cada provimento judicial e de cada movimento cartorário, o que é feito pelos usuários. “Por isso, os gestores de cada unidade deverão ter especial atenção na cobrança e verificação do correto lançamento dos dados, movimentos e classificação de processos, segundo a Tabela Processual Unificada”.

“Por enquanto, o Painel de Gestão mostra apenas os dados do sistema EJUD, mas vai evoluir. O próximo passo será incluir os dados dos processos que tramitam no PJe. E por fim, será elaborado um novo painel de Gestão de Metas do CNJ”, concluiu o juiz Marcelo.

Para o aperfeiçoamento da nova ferramenta e correção de eventual inconsistência de dados, todos os usuários podem enviar sugestões e críticas pelo e-mail: homologpainel@tjes.jus.br

O Painel de Gestão foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação: Carlos Vinícius Arimatea, secretário de T.I.; Luiz Borges, coordenador de Desenvolvimento; e os servidores Carlos Henrique Correia, Chales Moreira, Gabriela Tavares, Bruno Parreira e Alamir Louro. E, ainda, contou com o apoio dos servidores do Núcleo de Estatística: Magno Neto, Ana Clara Guedes e Rita Almeida.

Vitória, 12 de setembro de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br