Poder Judiciário Estadual instituiu esta semana o projeto Fórum Digital que vai priorizar o atendimento virtual

O projeto será implantado inicialmente, em caráter experimental, nas Comarcas integradas de Marilândia e São Domingos do Norte.

O Poder Judiciário do Espírito Santo instituiu esta semana o Fórum Digital, projeto que consiste na adoção de medidas para priorizar o atendimento virtual de profissionais do Direito e partes pelas respectivas unidades judiciárias durante o horário de expediente.

O projeto será implantado inicialmente, em caráter experimental, nas Comarcas integradas de Marilândia e São Domingos do Norte. E a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TJES desenvolverá um aplicativo por meio do qual será feito o atendimento.

A proposta é que o Fórum Digital seja “um serviço virtual ágil e em tempo real disponibilizado para os advogados e partes, incluindo a possibilidade de fila de espera virtual e a possibilidade de agendamento prévio utilizando ferramentas de videoconferência e troca de mensagens instantâneas”, destaca o texto da Resolução nº 10/2022, que formalizou a criação do projeto.

Ainda segundo a publicação, o atendimento por meio do Fórum Digital compreenderá: a implantação do balcão virtual, o agendamento de atendimento virtual pela magistratura, disponibilização de sala para realizar atos processuais por meio de videoconferências, digitalização do acervo de processos físicos e migração para o processo eletrônico, bem como suporte no protocolo virtual.

Saiba mais

O projeto Fórum Digital foi instituído por meio da Resolução nº 10/2022, assinada pelo presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira, e disponibilizada no Diário da Justiça no dia 10 de maio, após aprovação do Tribunal Pleno em sessão realizada no dia 05 de maio.

Acesse a publicação na íntegra em: https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/index.php/component/ediario/?view=content&id=1323609

Saiba mais sobre o cronograma de implantação do projeto em: https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/index.php/component/ediario/?view=content&id=1324295

Macrodesafios:

Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a Sociedade

Vitória, 13 de maio de 2022

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br