Presidente do Tribunal de Justiça instala Cejusc no Fórum de Linhares nesta sexta-feira

Fachada do Fórum Desembargador Mendes Wanderley em Linhares, Espírito Santo.

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania buscam a pacificação social por meio de métodos consensuais.

Nesta sexta-feira (26/4), a Comarca de Linhares vai ganhar um espaço destinado ao diálogo e à pacificação de conflitos: o 9º CEJUSC. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania será instalado no Fórum Desembargador Mendes Wanderley, às 10h30min, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama e da supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos, desembargadora Janete Vargas Simões.

No 9º CEJUSC serão realizadas sessões de conciliação e mediação, métodos consensuais de solução de conflitos que podem ser aplicados tanto em fase processual como pré-processual, ou seja, quando a ação ainda não foi ajuizada. O local também vai oferecer atendimento e orientações a qualquer cidadão que tenha dúvidas em questões jurídicas.

De acordo com o diretor do Fórum de Linhares, juiz Cássio Jorge Tristão Guedes, o 9º CEJUSC atuará, em princípio, em situações envolvendo questões familiares. “Por exemplo: divórcios, alimentos, guarda de filhos e regulamentação de visitas. Mas a ideia é futuramente abarcar também as causas cíveis, tais como cobranças de dívidas, débitos bancários, conflitos de vizinhança, entre outras”, explica.

Além do magistrado, também atuarão no 9º CEJUSC dois juízes titulares das Varas de Família e cinco servidores do TJES que já concluíram o curso de formação em Mediação Judicial.

Vitória, 25 de abril de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br