Presidente do TJES visitou o Fórum de Cariacica nesta segunda-feira

O presidente do tjes, Desembargador Fabio Clem e o diretor do fórum de Cariacica, Adriano de Mello, descem a rampa interna do fórum.

Na ocasião foram apresentadas ao desembargador Fabio Clem as salas de digitalização de processos e outras melhorias na unidade judiciária, como a nova central de abertura de processos dos juizados especiais, uma brinquedoteca e salas de coworking

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira, visitou o Fórum de Cariacica nesta segunda-feira, 16/05. Durante o encontro, o diretor do foro, juiz Adriano Correa de Melo, apresentou ao presidente as salas disponibilizadas para a digitalização de processos físicos, trabalho que vem sendo realizado por oito reeducandos do regime semiaberto, sob a supervisão de servidores das unidades, e que teve início na última sexta-feira (13/05).

reeducando digitaliza processo

Participaram da visita os desembargadores Pedro Valls Feu Rosa, presidente do comitê de tecnologia da informação e da comunicação, Jorge Henrique Valle dos Santos, supervisor dos juizados da infância e da juventude, e Samuel Meira Brasil Junior, bem como o prefeito do município, Euclério Sampaio, os juízes assessores especiais da presidência, Daniel Peçanha Moreira e Ezequiel Turíbio, o coordenador das varas da infância e da juventude, juiz Arion Mérgar, magistrados que atuam em Cariacica, entre outras autoridades presentes.

O diretor do Foro destacou a importância do encontro:

“Recebemos hoje, com muita felicidade e muita honra, a visita do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fabio Clem de Oliveira. O Fórum de Cariacica tem sido um parceiro da gestão desde o primeiro momento e, na última sexta-feira (13/5), demos início aos trabalhos de digitalização, uma iniciativa do desembargador Pedro Valls Feu Rosa, por meio do Comitê de Governança de TI. Desde o primeiro momento tivemos o apoio dos colegas juízes, dos servidores, e também da vara de execuções penais com a participação de reeducandos do sistema prisional. Então, essa visita veio coroar esse trabalho e representa para nós um enorme estímulo e reconhecimento”, destacou o juiz Adriano Correa.

Autoridades do poder judiciário capixaba conversando.

O desembargador Pedro Valls Feu Rosa agradeceu o empenho de todos os envolvidos no processo de digitalização: “Eu só tenho a agradecer ao diretor do foro, doutor Adriano, à doutora Patrícia Faroni, à OAB, ao prefeito Euclério Sampaio, enfim, a todos que tem nos dado as mãos e ajudado nesse processo que é um desafio imenso, mas que nós confiamos que retirará o Espírito Santo dessa posição incômoda de ter ainda quase 900 mil processos de papel”.

A juíza titular da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, Patrícia Faroni, destacou que além de auxiliar o Judiciário, o trabalho realizado pelos reeducandos também se reverte em benefícios para os próprios internos: “É uma força-tarefa que vem com qualidade para o Poder Judiciário, porque eles tem muita vontade de dar certo, de realizar um trabalho onde sejam vistos como sociedade. É um sentimento de pertencimento e de melhora de autoestima, porque eles estão aqui dentro do judiciário, podendo compartilhar do mesmo trabalho que outros voluntários e estagiários”, destacou a magistrada, lembrando que por meio desse trabalho, os internos também podem ter sua pena remida, ou seja, diminuída.

Autoridades do pjes caminham pelos corredores do fórum de Cariacica.

“Todos nós sabemos e eu tenho sempre repetido que as nossas energias estariam concentradas no progresso na implementação do Processo Judicial Eletrônico e aqui nós temos esse trabalho imenso que é a digitalização. Então, já ter um espaço montado como esse dentro de um fórum é pra gente um alento, uma esperança nessa caminhada que temos que fazer.

O presidente do tjes, desembargador Fabio Clem e o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, visitam a sala de digitalização.

E recebemos hoje mais uma parceria, da prefeitura de Cariacica. O prefeito Euclério Sampaio esteve aqui com a gente e afirmou que a parceria só se encerra quando todos os processos do município forem digitalizados. Isso é importantíssimo pra nós. Já assinamos um termo dessa natureza com a prefeitura de Vila Velha e assim precisamos caminhar, buscando parcerias para que possamos adiantar o máximo possível essa digitalização, que além de trabalhosa tem um custo muito alto. Toda ajuda é muito bem-vinda!”, destacou o presidente do TJES.

Ainda durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a nova central de abertura de processos dos juizados especiais, uma brinquedoteca e as salas de coworking, espaços solidários que poderão ser utilizadas por todas as unidades do fórum para atividades e audiências.

Autoridades do pjes visitam o fórum de Cariacica.

“Vimos muitas novidades nessa visita, que demonstram que o dr. Adriano, diretor do fórum, é uma pessoa dinâmica e pró-ativa, que aproveita toda a disponibilidade do fórum de Cariacica, que é um prédio excelente”, declarou o presidente, destacando os cartazes colados nas paredes do fórum, incentivando o bom relacionamento: “Isso pode parecer pouco, mas tem um significado importantíssimo no dia a dia. Tira essa imagem pesada que algumas pessoas têm do fórum e dão uma ideia de acolhimento que elas precisam quando buscam o Poder Judiciário”, concluiu o presidente do TJES.

 

Vitória, 17 de maio de 2022

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br