Presidente do TJES abre evento destacando a importância da priorização das políticas públicas voltadas à primeira infância

Webinário: Criança cidadã desde a primeira infância reúne de forma remota autoridades nacionais, estaduais e municipais nesta quinta e sexta-feira.

​Teve início nesta quinta-feira (24/9) o evento online: “Webinário: “Criança cidadã desde a primeira infância”, organizado pela Supervisão das Varas da Infância e da Juventude em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, e com o apoio da Assembleia Legislativa Estadual.

​O evento faz parte das ações propostas pelo Projeto “Justiça começa na Infância: Fortalecendo a atuação do Sistema de Justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano integral”, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e financiado pelo Conselho Federal Gestor do Fundo dos Direitos Difusos (CFDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de fortalecer as instituições públicas voltadas à garantia dos direitos previstos na legislação brasileira, bem como promover a melhoria da infraestrutura necessária à proteção do interesse da criança, em especial, da primeira infância.

​O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, fez a abertura oficial do evento e destacou a relevância e urgência de se debater o tema no âmbito dos três poderes:

​“Fui supervisor das Varas da Infância e da Juventude do egrégio Tribunal de Justiça do Espírito Santo por exatamente seis anos, que é o tempo da primeira infância. Uma função que me marcou e que carrego comigo até hoje, com muito orgulho. Trago em minha alma e prática profissional, que deve ser concedida prioridade às políticas públicas da infância e da juventude, não por determinação do artigo 227 da Constituição, mas porque reconheço essa urgência de ação efetiva em prol daqueles que são, ao mesmo tempo, vulneráveis, desprotegidos e o grande futuro”, destacou o presidente do TJES.

​O governador Renato Casagrande esteve presente no evento, que contou ainda com a participação da vice-governadora, Jaqueline Moraes, do presidente da Assembleia Legislativa Estadual, deputado estadual Erick Musso, do supervisor das Varas da Infância e da Juventude do PJES, desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, do presidente da Comissão de Proteção da Criança e do Adolescente e Políticas anti-drogasda Ales, deputado estadual delegado Lorenzo Pazolini, do subprocurador de justiça judicial, Josemar Moreira, da secretária nacional de atenção à primeira infância do Ministério da Cidadania, Luciana Siqueira Lira de Miranda.

​Também prestigiaram o webinário a juíza auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, Trícia Navarro Xavier, a primeira-dama do Estado, senhora Virginia Casagrande, o presidente do Conselho de coordenadores da infância e da juventude dos tribunais de justiça do Brasil, juiz Sergio Luiz Ribeiro da juventude, a coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do TJES, juíza Patrícia Pereira Neves,  o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Gilson Daniel, a Secretária de Estado da Defesa Social, Cintia Grilo, e a defensora pública Adriana Peres, entre outras autoridades presentes.

​A programação prossegue com palestras nesta sexta-feira (25), com início programado para as 9h. O encerramento será na sexta-feira, por volta das 11h30.

​Vitória, 24 de setembro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br