Semana da Conciliação: primeiro dia de Mediação de família tem 80% de acordo

A ação faz parte da fase prática de formação de mediadores judiciários e segue até 30/11.

A 3ª Ação de Mediação de Família do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) teve início nessa segunda-feira (21), com 80% de acordo nos processos analisados. A ação, que integra as atividades da Semana Nacional de Conciliação, segue até o dia 30 de novembro.

Estão designadas para o período 113 sessões de mediação de família, que acontecem das 08 às 18 horas, no prédio da Corregedoria Geral da Justiça do Estado. Os processos foram encaminhados pelas Varas da Família de Serra, Vitória e Vila Velha. Cada unidade judiciária ficou responsável por triar 10 processos em fase inicial e passíveis de serem submetidos à mediação de conflitos.

Mais de 50 mediadores em formação participam da ação, desenvolvida pelo 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do TJES (Cejusc). Durante o período, eles farão a parte prática do curso, que consiste na realização de 60 horas de mediações reais, entre outros critérios. O estágio supervisionado cumpre as determinações da Resolução 125/10 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O atendimento é realizado em quatro salas, preparadas especialmente para que as partes sejam ouvidas e para que se busque o acordo. Em cada uma, seis mediadores atuam e acompanham a sessão de mediação, que tem duração de aproximadamente duas horas.

As atividades são supervisionadas pela instrutora de mediação formada pelo CNJ Paula Morgado Horta Monjardim Cavalcanti, e pelas instrutoras de mediação em formação, também pelo CNJ, Lavínia Vieira de Andrade e Jaklane Silva

A ação é coordenada pela desembargadora Janete Vargas Simões e pelo Grupo de Família formado pelos juízes Ednalva Binda, Antônio Carlos Dutra, Maria Inês Bermudes e Jovita Reisen. O Grupo de Trabalho tem como objetivo principal o fortalecimento dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e o estímulo à pacificação social.

Vitória, 22 de novembro de 2016.

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br