Reeducandas do Presídio Feminino de Cariacica participam do projeto Correndo para Vencer

O novo projeto da Vara de Execuções Penais de Vila Velha visa contribuir para a qualidade de vida das internas oferecendo treinos de corrida.

A Vara de Execuções Penais de Vila Velha deu início a mais um projeto voltado a melhorar a qualidade de vida das pessoas que cumprem pena em presídios da Grande Vitória. Desta vez, reeducandas do Regime Semiaberto do Centro Prisional Feminino de Cariacica (Bubu) foram contempladas com o projeto Correndo Para Vencer e irão receber treinamentos para participar de corridas de rua, quando a pandemia de Covid-19 acabar.

Em reunião virtual realizada na última quinta-feira (24), a juíza titular da VEP, Patrícia Faroni, apresentou o projeto às internas selecionadas pela administração da unidade e afirmou que os exames cardiológicos já estão sendo providenciados junto à Secretaria de Saúde. Já a preparação, será feita pelo professor de educação física voluntário,Leonardo Magnago.

Na primeira etapa, as reeducandas que já possuem direito às saídas temporárias farão exercícios diários para ganhar o condicionamento físico necessário para os treinos específicos. Em seguida, serão realizadas corridas dentro e no entorno do complexo da unidade. E quando as corridas de rua voltarem a acontecer, as internas participarão de pelo menos 05 provas por ano.

“Acreditamos que esse projeto vai contribuir para o bem estar das reeducandas dentro do sistema prisional. A prática de exercício físico traz inúmeros benefícios que vão muito além da estética. Aumenta a serotonina, alivia o estresse, melhora a saúde mental, o sistema imunológico, ajuda a prevenir a depressão, obesidade e outras doenças”.

Para a magistrada, a corrida, em especial, traz um sentimento de realização: “Quando cruzamos a linha de chegada após correr alguns quilômetros e olhamos para trás, conseguimos ver que somos capazes de superar nossos limites com esforço e preparo. Isso é fundamental para dar confiança às apenadas, que logo estarão enfrentando os desafios da vida extramuros”.

Com o nome escolhido pelas próprias reeducandas, Correndo para Vencer já está conquistando parceiros. A Academia Moviment vai doar colchonetes. A Comissão de Direitos Humanos da OAB já conseguiu angariar roupas esportivas. Quem tiver interesse em doar outros materiais, basta entrar em contato pelo email: vep-velha@tjes.jus.br

Vitória, 24 de setembro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br