Secretaria de Gestão de Pessoas investe em parcerias e tecnologia para aprimorar serviços

Membros do TJES, Prodest, IPAJM e Seger se reuniram nesta sexta-feira, 08.

Representantes do Tribunal de Justiça (TJES), do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) e da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) se reuniram na manhã desta sexta-feira (08), no Prodest, para tratar da transferência da folha de pagamento de servidores inativos do TJES ao IPAJM, e também do uso do Siarhes pelo Tribunal de Justiça, que é o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo.

Estiveram presentes no encontro a secretária de gestão de pessoas do TJES, Cintia Simões Varejão, a coordenadora de Recursos Humanos, Eufânia Frank, o coordenador de Pagamento de Pessoal, Pedro Paulo Gondim Simmer, e os servidores Paulo César Patrício, Niceia Helena Salvador, Marcelo Ferreira e Marcos Rosi Marinho. Além de Jesse Jesus da Hora, do IPAJM; Cleufis Rangel Moura Pianco e Nádia de Souza Correa, do Prodest; e Fernanda Lírio Coutinho e Emerson Garcia Pinheiro, da Seger.

A Secretaria de Gestão de Pessoas, junto com a Coordenadoria de Pagamento de Pessoal, definiu como prioridade para o biênio a transferência da folha de servidores inativos ao IPAJM, órgão responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Estado do Espírito Santo.

Assim, foi dada mais celeridade, em conjunto com a Coordenadoria de Recursos Humanos, à migração de dados e encaminhamento dos processos de aposentadoria ao órgão gestor de previdência. No mês de outubro de 2019, 95% das ações abrangidas pelo projeto já haviam sido realizadas. A previsão é que no próximo mês de dezembro a Folha de Servidores Inativos passe para a gestão do IPAJM.

Outro projeto importante assumido pela Secretaria de Gestão de Pessoas durante o biênio foi a adesão ao sistema Siarhes, do Governo do Estado, que permite a integração dos registros de Recursos Humanos (RH) com a folha de pagamento, garante mais facilidade na obtenção de informações de pessoal para a tomada de decisões estratégicas, a padronização na aplicabilidade das regras legais, e a possibilidade de automação de processos de RH, entre outros benefícios.

O Termo de Cooperação Técnica, que estendeu a utilização do Siarhes ao Tribunal de Justiça foi assinado, no dia 01 de julho deste ano, pelo presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama e pelo governador do Estado, Renato Casagrande.

Segundo a equipe da SGP, esta é uma demanda antiga, de grande necessidade para a área, uma vez que anteriormente, eram necessários diversos sistemas, com plataformas tecnológicas diferentes tanto em relação ao banco de dados quanto à linguagem de programação.

A implantação de um sistema unificado vai totalmente ao encontro das diretrizes do planejamento estratégico do Poder Judiciário. Além disso, a padronização dos dados existentes entre os Poderes e o IPAJM torna muito mais fácil a gestão das informações de todo o Estado, possibilitando uma tomada de decisões mais rápida e assertiva por parte dos poderes relacionados.
Atualmente, o Siarhes está em fase de ajustes, já sendo utilizado para inserção de novos cadastros, e em fase de testes para a folha de pagamento do TJES do mês de novembro. A previsão é que a folha de pagamento referente ao mês de janeiro de 2020, já seja gerada pelo Siarhes.

Vitória, 08 de novembro de 2019.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva com informações da SGP| elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br