Abertura da Semana Justiça pela Paz em Casa acontece nesta segunda no Tribunal de Justiça

Arte digital com detalhe de mulher mostrando a palma da mão. Na arte vemos a inscrição "# não se cale" em caixa alta.

O evento conta com a participação da secretária nacional adjunta de Políticas para a Mulher, Roseane Estrela, e da vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes.

A abertura da 14ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa acontece na próxima segunda-feira (19/08), às 10 horas, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça, com a participação da secretária nacional adjunta de Políticas para a Mulher, Roseane Cavalcante Freitas Estrela, que fará palestra sobre o tema “Políticas Nacionais para a Mulher”, e da vice-governadora do Estado do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, que vai falar sobre as “Políticas Estaduais para o Empreendedorismo Feminino”.

O evento de lançamento contará com a presença de autoridades e parceiros envolvidos no combate à violência contra a mulher. Os interessados em participar da cerimônia de abertura podem se inscrever por meio do formulário disponível aqui.

Durante a solenidade de abertura, ainda haverá a apresentação de dois projetos desenvolvidos por alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): EVA e “Pequenos Negócios, Grandes Mulheres”. O projeto EVA cuida da capacitação em mídias sociais, que proporciona a jovens mães a possibilidade de trabalharem remotamente, de forma digital e flexível. Após a capacitação, essas mães são conectadas com empresas interessadas em investir em Marketing e Responsabilidade Social.

Já o projeto “Pequenos Negócios, Grandes Mulheres”, desenvolvido pelo Enactus Ufes Vitória, é um projeto de extensão que tem o intuito de capacitar e dar autonomia financeira para mulheres vítimas ou em situação de violência doméstica por meio do empreendedorismo.

A equipe da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar também preparou uma homenagem às instituições que desenvolvem o Projeto Gastrolar, que são a Arcelor Mittal e a Universidade de Vila Velha (UVV). O projeto de extensão envolve os alunos do último período de gastronomia e tem como objetivo social capacitar pessoas que tenham afinidade com a área e precisam de uma oportunidade para sair da situação de restrição financeira em que se encontram. De 2014 a 2018, o projeto atendia a comunidade do entorno da Universidade, entretanto, a partir deste ano, o Gastrolar passa a atender mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica. Desde 2017, a Arcelor Mittal também passou a integrar o projeto, custeando material didático, insumos, equipamentos e uniformes por meio de seu programa InterAção.

Ações durante a Semana Justiça pela Paz em Casa

De 20 a 23/08 (terça e sexta-feira), também serão realizados os atendimentos às mulheres vítimas de violência, no ônibus rosa, do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, das 09 às 17 horas, na Praça Otávio Araújo, em frente ao Fórum da Prainha, em Vila Velha.
Na estrutura montada especialmente para a Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa serão oferecidos serviços de atendimento social e psicológico, e expedição de Boletins de Ocorrência (BO), com o apoio da Delegacia de Atendimento à Mulher, de Vila Velha, e do Instituto Psicologia para Todos.

Vitória, 16 de agosto de 2019.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br