Servidores e Magistrados debatem sobre saúde durante encontro de preparação para aposentadoria

A reunião, que ocorreu no prédio da Corregedoria Geral, contou com a participação de um especialista em saúde da família e comunidade.

Cerca de 28 servidores e magistrados do Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES) participaram, na tarde desta sexta-feira (08), de mais um encontro do Grupo de Preparação para Aposentadoria (PPA), que é promovido pelo TJES, por meio da Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS).

Desta vez, a reunião teve como tema “Projeto de Vida e Saúde” e contou com a participação do médico especialista em saúde da família e comunidade, Marc Storck. Durante sua palestra, o especialista apresentou diversas informações e curiosidades acerca de questões que impactam diretamente na saúde e na qualidade de vida dos participantes.

Para a assistente social da CSPS, Rosely Socolott, esta foi uma das turmas mais participativas que já passou pelo PPA. “Cada grupo é único e ser muito interativo é uma característica desses participantes. Eles perguntam bastante e fazem brincadeiras. Isso foi ótimo porque faz com que os palestrantes e quem está conduzindo as atividades acabe se soltando”, afirmou.

A primeira parte do encontro ocorreu pela manhã e foi ministrada pela psicóloga da CSPS, Giovana Dantas. Inicialmente, os participantes assistiram a dois vídeos sobre envelhecimento e, logo depois, eles foram instigados a refletirem sobre seus planos e como cada um pretendia aproveitar a aposentadoria.

“A quantidade de reuniões é algo que depende da necessidade e particularidade de cada grupo que participa do PPA. Apesar disto, nós temos alguns módulos fixos, que são: Pré-encontro, projeto de vida, finanças e orçamento doméstico, saúde e qualidade de vida e um módulo destinado a questão previdenciária”, explicou Dantas.

Esta foi a segunda reunião da qual o grupo participou, a primeira delas ocorreu na última sexta-feira (1°) e contou com o tema “Projeto de Vida e Finanças”. Além destes dois encontros, os participantes ainda terão um atendimento individual, no qual receberão informações específicas para cada caso.

A analista judiciária especial, Mônica Andreia Machado, considera que o encontro foi esclarecedor e trouxe muitas informações imprescindíveis. “São explicações e palestras que eu não imaginava que iriam ocorrer. Estão esclarecendo tudo que eu preciso. Essa palestra sobre saúde foi perfeita. Conseguiu me tirar várias dúvidas sobre as mudanças fisiológicas e hormonais que vão ocorrer com a gente. Todas as outras falaram de tudo que a gente precisava saber sobre aposentadoria”, contou.

A reunião ocorreu no prédio da Corregedoria Geral da Justiça.

O Plano de Preparação para Aposentadoria

O Grupo de PPA é desenvolvido com pessoas que estão próximas de se aposentarem e tem como objetivo auxiliar os participantes a se prepararem, por meio de reflexões e planejamento, para o período da aposentadoria. Os assuntos discutidos nas reuniões incluem projeto de vida, finanças e orçamento doméstico, direito previdenciário e saúde.

Vitória, 08 de novembro de 2019.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Matheus Souza| mapsouza@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br