Poder Judiciário do Espírito Santo ampliou sistema de segurança nos últimos anos

O objetivo da aquisição dos equipamentos é garantir a segurança de magistrados, servidores, advogados e todos os usuários que acessam as unidades judiciárias.

A Assessoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), visando ampliar o sistema de segurança do Poder Judiciário, adquiriu 25 detectores de metal do tipo pórtico durante o biênio 2018/2019. O objetivo da aquisição dos equipamentos é garantir a segurança de magistrados, servidores, advogados e todos os usuários que acessam as unidades judiciárias.

Os equipamentos foram instalados nos Fóruns de Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Guaçuí, Ibiraçú, Itapemirim, Jaguaré, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha e Fórum Cível de Serra. A escolha das unidades judiciárias levou em consideração o fluxo de pessoas.

Outra medida adotada pelo TJES, em 2018, para reforçar a segurança nas unidades judiciárias, foi a ampliação do sistema de videomonitoramento para 18 Fóruns de médio porte do Poder Judiciário do Espírito Santo.

Além disso, também foi celebrado um contrato com uma empresa de tecnologia para a instalação de equipamentos de alarmes e monitoramento de ambientes sensíveis. Ao todo, 50 sistemas de alarmes, com 350 sensores de presença, funcionam plenamente nos principais prédios da Grande Vitória e do Interior.

Os critérios de segurança estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também preveem o controle de acesso e fluxo de pessoas, quesito em que o Tribunal de Justiça tem avançado cada vez mais.

Em 2019, o TJES também concluiu a instalação de novos equipamentos de segurança adquiridos pela Assessoria de Segurança Institucional, como as cancelas eletrônicas para controle de fluxo de veículos e cercas concertinas para a garantia de segurança no perímetro externo.

As cancelas foram instaladas na Corregedoria Geral, Fórum de Vila Velha (Boa Vista), Fórum de Cachoeiro de Itapemirim, Fórum de Colatina e Centro Administrativo do TJES. Já as cercas concertinas serão instaladas no Centro Administrativo, Fórum Criminal da Serra, Antigo Arquivo Geral de Vitória e Fórum de Vila Velha (Prainha).

Vitória, 08 de novembro de 2019

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br