VEP, Município de Vila Velha e Sejus assinam convênio para empregar reeducandos do semiaberto

Autoridades diversas posam para foto.

Os reeducandos vão atuar em projetos na área de meio ambiente, ajudando no reflorestamento e na limpeza de parques e praias.

A Vara de Execuções Penais de Vila Velha e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) assinaram, na última segunda-feira (04), um convênio com a Prefeitura de Vila Velha para utilização de mão de obra de apenados do regime semiaberto, em diversas ações de Meio Ambiente.

Para o prefeito Arnaldinho Borgo, o convênio é mais uma parceria na manutenção de serviços públicos essenciais e também na ressocialização de quem busca novas oportunidades na vida, para recomeçar.

“Nossas ações do Bem-Estar Animal, como as feiras de adoções de cães e gatos, já contam com a parceria da Sejus e da Justiça. Os internos nos ajudam a organizar os espaços, acalmar os animais disponíveis para adoção e limpar os locais dos eventos. Agora estamos ampliando para que façam mais atividades, como limpeza de praias, parques, plantio de mudas de árvores, entre outras”, comentou o prefeito.

O documento prevê a participação de até 60 apenados em projetos de preservação do meio ambiente, atuando de forma voluntária de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Para a juíza titular da VEP, Patrícia Faroni, o trabalho é importante instrumento de ressocialização dos presos, revertendo em serviço público parte da pena que estão cumprindo.

“Entre os projetos dos quais os internos já participam estão o “Acolher para transformar” e o “Plantando o Bem”, que promove a limpeza de parques e praias, plantação de mudas para o reflorestamento, pintura de placas para consciência ambiental, entre outras”, destaca a juíza.

Vitória, 05 de julho de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle (com informações da prefeitura de Vila Velha) | tspenedo@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha