Violência doméstica: mais de 100 homens de Linhares recebem orientações educativas

Instituições públicas ou privadas interessadas podem solicitar o serviço.

A Central de Apoio Multidisciplinar (CAM) da Comarca de Linhares promoveu palestras sobre violência doméstica para mais de 100 funcionários de uma empresa privada do município com o objetivo refletir criticamente sobre a relação das desigualdades entre homens e mulheres e a produção das diversas formas de violência. Os encontros foram realizados em duas edições na última terça-feira, 24.

Para apresentar os conceitos de sexo e gênero, foram utilizados exemplos da experiência de vida dos participantes, como forma de ilustrar a distinção entre o natural e o social. Em seguida, foram apresentados os conceitos de diferença e desigualdade para revelar as relações de poder estabelecidas no âmbito familiar e social. Os participantes também puderam conhecer como funciona o atendimento a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, assim como as políticas afirmativas e sua contribuição na busca pela igualdade. Por fim, foi feita uma reflexão sobre o papel dos homens no combate à violência doméstica.

Para o assistente social Valdécio Carlos da Silva Júnior, que falou sobre o tema para os convidados, conversar sobre violência doméstica entre grupos de homens é uma experiência educativa importante para a transformação da cultura machista.

O servidor, que é membro da comissão sobre violência doméstica e familiar contra a mulher do Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do TJES, explicou que as ações de caráter educativo possuem impactos de médio e longo prazo na sociedade. Valdécio Júnior também destacou que a construção de uma sociedade menos violenta no futuro depende das ações realizadas no presente.

Outras instituições públicas ou privadas interessadas nas atividades de formação oferecidas pela CAM Linhares, como palestras, oficinas e rodas de diálogo, podem fazer a solicitação por meio do telefone (27)3264-0743 ou pelo e-mail multidisciplinar-linhares@tjes.jus.br.

As Centrais de Apoio Multidisciplinar são compostas por assistentes sociais e psicólogos do Poder Judiciário que atendem demandas nas matérias de família, infância e juventude, órfãos e sucessões e violência doméstica e familiar contra a mulher.

Vitória, 27 de abril de 2018.

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva com informações de Bárbara Rosalém | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br