Nesta quinta-feira (10), chama-se a atenção para o Dia da Saúde Ocular. A visão, enquanto um dos sentidos mais importantes do ser humano, requer muitos cuidados. Segundo a Organização Mundia da Saúde (OMS), 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de visão. Distúrbio que poderia ser evitado com exames periódicos e, consequentemente, preventivos.
Os sintomas mais comuns que levam à procura do médico são a diminuição da acuidade visual para longe ou perto, cansaço e dores de cabeça. O exame ocular é o primeiro passo para o diagnóstico e para o tratamento de doenças. De acordo com a OMS, a principal causa de deficiência visual é o erro de refração não corrigido (miopia, hipermetropia e astigmatismo). O essencial é fazer um check-up pelo menos uma vez por ano.
Segundo dados da OMS, 39 milhões de pessoas no mundo não exergam e 246 milhões têm deficiência visual moderada ou grave, por isso os cuidados da saúde ocular, bem como a prevenção são fundamentais, uma vez que 80% dos casos podem ser prevenidos ou tratados.
Dois em cada três casos de cegueira poderiam ser evitados se houvesse a descoberta do problema em seu estágio inicial. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado e rápido das doenças evitam complicações, que podem acarretar na perda da visão.
BEBÊS
Os cuidados com a visão começam ao nascimento. O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível. Para alívio das mamães, o exame é fácil, não dói, não precisa de colírio e é rápido (de dois a três minutos, apenas).
O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.
ADOLESCÊNCIA ATÉ OS 40 ANOS
Já na adolescência e até os 40 anos, além dos cuidados normais devemos lembrar que sessenta milhões de pessoas sofrem de problemas visuais devido ao uso do computador – e esse número vem aumentando em um milhão a cada ano. Os sintomas podem ser: olhos secos, vermelhos e irritados; dores de cabeça; dores nas costas e no pescoço e dificuldade de focalização. Devemos sempre ter o cuidado de a cada 40 minutos do uso do computador dar um descanso de 10 minutos. Mantenha o monitor de seu computador a 50 ou 60 cm de seus olhos, ligeiramente abaixo da linha dos olhos.
Com o passar do tempo, nossa visão pode sofrer alterações. Podemos passar a precisar de mais luz para enxergar, ter maior dificuldade em diferenciar tons de azul e verde e apresentar problemas ao focalizar objetos próximos. Felizmente, existem muitos produtos e tratamentos que podem nos ajudar a manter uma visão de boa qualidade.
Fontes: Unimed, Cleber Toledo, R7 e Guia do Bebê