O evento conta com diversos painéis, shows, ação de retificação de nome e vários outros acontecimentos marcantes.
Para todas as pessoas que apreciam a promoção e o enriquecimento cultural, a 2° Mostra CineMarias já está a todo vapor para acontecer entre 31 de agosto a 2 de setembro, no Cine Metrópole. Inspirado no conceito de território decolonial, para essa segunda edição o tema abordado, é o “Corpos (in)Visíveis”, além das mostras de cinema, o evento também contará com vários shows incríveis, roda de conversa, e, uma importante ação de retificação de nome e gênero.
Marcado para começar durante a manhã, o acontecimento irá se estender até a noite, e no último dia contará com uma programação musical imperdível, iniciando com a apresentação da capixaba Afronta MC, além da rapper indígena Katú Mirim, e, a grande homenageada da noite, a cantora Lia de Itamaracá, considerada a maior voz da ciranda brasileira.
Além do show, a cantora também marcará presença na “Roda de Conversa Cirandar: A força e a trajetória das matriarcas da cultura da terra”, onde será realizado um bate-papo sobre a importância da representatividade e saberes de identidades femininas, os lugares que ocupam, perpassando pelas suas origens, costumes e culturas.
Já para a mostra de cinema, o filme A Flor do Buriti foi um dos escolhidos para a exibição. Premiado em Cannes, o longa produzido pela brasileira Renée Nader e o português João Salaviza conta com um enredo de resistência.
Durante o evento, especificamente no dia primeiro, será realizada a ação de retificação de nome e gênero para ajudar pessoas trans a terem os nomes retificados na certidão de nascimento. A retificação de nome altera o gênero, o nome de registro e de casamento, inclusive os agnomes indicativos de gênero ou descendência.
E nos dias 31/08 e 01/09, em razão da parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comvides), OAB e Núcleo Margaridas, também acontecerão atendimentos do ônibus rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, que contará com uma equipe do Tribunal de Justiça e da OAB para oferecer suporte educativo, preventivo e jurídico a respeito do tema e da própria Lei Maria da Penha.
As pessoas interessadas em participar da ação, painéis, roda de conversa, workshops e masterclass de criação precisam fazer a inscrição no site: https://www.sympla.com.br/eventos?s=CineMarias. Já as mostras de cinema, premiações, homenagem e shows não precisam de inscrições.
Vitória, 30 de agosto de 2023
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Monique Ferreira (com informações da Assessoria de Comunicação do CineMarias) | imprensa@tjes.jus.br
Foto: site Cinemarias
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES